Usuários da TIM relatam celulares adiantados em uma hora
Atualizado às 12h36 com o posicionamento da TIM
Muita gente acordou mais cedo do que o comum na manhã desta segunda-feira (15) no Brasil, mas isso nada tem a ver com algum tipo de resolução pessoal que começaria junto com o início da semana. O que acontece é que, segundo relatos de usuários, smartphones com chips da TIM adiantaram sozinhos o relógio em uma hora, provavelmente julgando ser o início do horário de verão. Posteriormente, a operadora reconheceu o problema sem dar muitos detalhes.
Aparentemente, o erro foi causado porque a rede que determina a atualização automática do horário tomou como referência a data do início do horário de verão de 2017, que foi em 15 de outubro — vale lembrar que o horário de verão de 2018, inicialmente previsto para 4 de novembro, foi adiado para 18 de novembro a pedido do Ministério da Educação, já que o ENEM deste ano tem sua primeira prova justamente no dia 4.
Inicialmente, a conversa online sobre o incidente indicava que o problema fosse apenas com iPhones, e os termos “Meu iPhone”, “o iPhone” e “Apple” apareciam nos trending topics de São Paulo, por exemplo. O que se seguiu foi uma série de relatos, tanto no Twitter quanto no Reddit, de pessoas chegando cedo demais à faculdade ou ao trabalho porque o horário de seus celulares havia sido alterado enquanto elas dormiam.
Quem chegou uma hora mais cedo no serviço porque essa merda de iphone trocou p horario de verão?????????????
— Lorena (@ailrxna) 15 octobre 2018
Vai toma no cu vou ficar uma hora no frio esperando pra abrir aqui o portão do trampo ??♂️ iPhone lixo do caralho pic.twitter.com/LsT8If4PTG
— Taylor Mello (@taylor_mello15) 15 octobre 2018
viu vcs q amam iphone ai do nada ele adiantou uma hora fazendo os nego acorda mais cedo por isso n troco meu moto g raíz ele nunca me deixa falta o trampo ainda afina minha cara nas foto kk
— Marcelo Lima ⭐️ (@celosongz) 15 octobre 2018
Em seguida, no entanto, vieram os primeiros relatos de usuários de Android passando pelo mesmo problema, e o ponto em comum entre os dois casos era um: todos eram usuários TIM. A possibilidade aqui é que as pessoas utilizam o horário do smartphone baseado na rede da operadora.
Bom dia pra quem foi enganada pela TIM. Pq meu Android também está assim https://t.co/Nrsrcc5eQk
— La fille de la nuit (@_jestefanny) 15 octobre 2018
Trolado pelo celular, Android e TIM pic.twitter.com/84lK4QcuwR
— Marlon Valerio (@MarlonValerio) 15 octobre 2018
Uma pesquisa no Google Trends por “hora certa” mostra picos de pesquisas pelo termo às 5h e às 6h da manhã.
Entramos em contato com a TIM para esclarecimentos, e a operadora mandou o seguinte comunicado:
A TIM informa que no dia de hoje (15/10) alguns modelos de smartphones tiveram o relógio adiantado erroneamente em uma hora por uma ocorrência de sistema. As ações corretivas já foram tomadas para a normalização do relógio. A TIM lamenta o ocorrido e pede desculpas aos seus clientes pelo inconveniente.
Logo na sequência de um feriado, acordar cedo não é das tarefas mais fáceis. E a TIM parece ter tirado uma hora de sono de muita gente. E logo numa segunda-feira que começou fria.
Imagem do topo: Divulgação