Ciência

Vai chover muito? Veja como fica o clima no Brasil em dezembro

Previsão do tempo no Brasil em dezembro indica chuvas irregulares e altas temperaturas, mas menores do que em novembro. Confira a sua região!
Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Como você já viu no Giz Brasil, o verão com o El Niño será de altas temperaturas — ainda que não tão quentes quanto nas últimas ondas de calor — e mudanças no padrão de chuvas. Agora, com a chegada de dezembro, a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) já adianta que os brasileiros deverão se preparar para o calor em boa parte do país durante o mês.

Isso vale sobretudo para o leste da Região Norte e grande parte da Região Nordeste, onde as temperaturas médias podem superar os 28ºC. No oeste da região Sul, entretanto, dias consecutivos de chuva poderão suavizar o tempo, levando a números abaixo de 24°C.

Confira cinco dicas do Giz Brasil para evitar o mal estar causado pelo calor e saiba como proteger o seu celular das altas temperaturas.

Como ficam as chuvas em dezembro?

A mudança no padrão de chuvas este ano acontece devido ao El Niño, que altera a circulação de ventos sobre a América do Sul. Sendo assim, em vez de ocorrerem em grandes áreas de instabilidade e serem persistentes, as chuvas se tornarão mais irregulares.

Dezembro terá chuvas abaixo da média mensal em áreas da região Norte, como o oeste do Amazonas, o leste do Pará e o estado do Tocantins. Além disso, grande parte do Nordeste também deve esperar volumes inferiores a 200 milímetros. Enquanto isso, a parte leste da região continua em período de seca, como esperado, não deve ultrapassar os 100 mm.

Na Região Sul, as chuvas serão acima da média nos estados do Paraná e Santa Catarina, com volumes acima de 180 mm. Mas é no Centro-Oeste e no Sudeste, em grande parte das regiões, que os números serão ainda maiores, com chuvas mais regulares. Em áreas do Mato Grosso, Goiás, centro-sul de Minas Gerais, nordeste de São Paulo e sul do Rio de Janeiro, por exemplo, elas podem superar os 300 mm.

Há exceções, no entanto. Nos estados de Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo, no Centro-Oeste e no Sudeste, as chuvas poderão ser abaixo da média e inferiores a 200 mm. Porém, choverá menos ainda no centro-sul do Rio Grande do Sul, perto ou levemente abaixo da média.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas