Vai dar bloco no finde? Previsão do tempo diz que chuvas seguem até domingo

Com previsão de chuvas na maior parte do país, Inmet emite alerta laranja para as regiões sul e sudeste, incluindo o litoral norte de SP
temporal
Imagem: Governo do Estado de São Paulo/Flickr/Reprodução

O tempo instável e com chuvas continua no próximo sábado (25) e domingo (26) na maior parte do Brasil, segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Nesta quinta-feira (23), o órgão emitiu um alerta laranja para as regiões Sul e Sudeste. 

A precipitação atinge em específico o litoral norte de São Paulo, região que continua recebendo ajuda depois das fortes chuvas que deixaram mais de 3,5 mil desabrigados e 49 mortos no feriado de Carnaval. 

As áreas de instabilidade começam a ganhar força já nesta quinta-feira, quando se encontram com o sistema de baixa pressão que predomina entre a Argentina e o Uruguai. Há risco de mais tempestade e granizo a partir de sexta-feira (24). 

A umidade presente no Litoral Norte de São Paulo por causa do excesso de chuva dos últimos dias pode causar novos problemas na região, aponta uma previsão do ClimaTempo. Como o solo está encharcado, ele fica mais vulnerável para o risco de novos deslizamentos. 

A nebulosidade deve se espalhar pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas e Pará. No Centro-Oeste, as chuvas mais expressivas devem acontecer entre o Mato Grosso do Sul e Goiás, com volumes menores.

Chuva do norte ao sul 

O maior volume de chuvas fica no sul do país. A tendência é que chova durante todo o final de semana no Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. Neste último, poderá chover até 60 mm (milímetros). 

Segundo a previsão da Inmet, as regiões Norte e Nordeste devem enfrentar chuvas até o começo de março, em especial nos estados do Maranhão, litoral do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. No litoral norte da Bahia, pode chover a qualquer momento. 

No Norte, o tempo fica carregado no Pará e Amapá, com potencial de transtornos. A previsão aponta possibilidade de temporais em Manaus (AM) e Rio Branco (AC).

O que está causando tudo isso? 

Uma das principais causas para a instabilidade no Brasil é a chamada ZCIT (Zona de Convergência Intertropical). Trata-se da banda de nuvens que circula o planeta na região equatorial.

Essas nuvens se formam a partir da convergência dos ventos alísios – correntes úmidas que seguem na direção da região equatorial. Quando os ventos alísios se encontram em baixos níveis da atmosfera, cria-se a ZCIT, que pode ser vista em imagens de satélite. 

Apesar de ficar na região da linha do Equador durante todo o ano, essa zona de convergência pode sofrer alterações em seu posicionamento e intensidade dependendo das temperaturas da superfície do mar. 

De maneira geral, quanto mais quente estiver a superfície dos oceanos, mais intenso será a ZCIT e maior será o volume de chuva, especialmente no norte e nordeste do Brasil. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas