Vai ficar órfão do Wordpad? Veja opções de editores de texto grátis
Quem lê o Giz Brasil talvez se lembre que a Microsoft irá encerrar o suporte de atualizações do WordPad (ou Bloco de Notas) em breve. O editor de texto gratuito estava presente em todas as versões do Windows desde 1995, mas, agora, a gigante da tecnologia vai concentrar seus esforços em outros softwares.
A empresa ainda não divulgou a data em que o programa de fato será desligado, mas já recomenda que os usuários procurem outras opções para continuar trabalhando seus documentos de texto.
Felizmente, não faltam opções de editores de texto gratuitos disponíveis na internet e com os mesmo recursos do software da Microsoft. Confira três alternativas gratuitas de editores de texto gratuitos para substituir o bom e velho Bloco de Notas.
Microsoft Office Word Online
A primeira sugestão é da própria Microsoft, o Word Online. O editor de textos faz parte do ecossistema Office Online, e conta com alguns dos mesmos recursos que a versão para Windows oferece. Para acessar, usuários precisam somente criar uma conta Microsoft.
Usando a plataforma, é possível exportar arquivos e compartilhá-los diretamente por e-mail com amigos ou colegas de trabalho. Embora a plataforma tenha algumas limitações, todos os recursos fundamentais para edição de texto estão presentes, e disponíveis de forma gratuita.
Google Documents
O Google Docs está disponível para qualquer usuário com uma conta ativa do Google. A plataforma da Alphabet oferece um ecossistema bem completo de recursos de edição e formatação de texto, além de salvamento automático de arquivos na nuvem.
O Documents tem integração com ferramentas do Google, como digitação por voz e tradução instantânea de documentos em língua estrangeira. Além disso, os usuários podem exportar arquivos para diversos formatos, como “.docx”, “.odt”, “.txt” e “.pdf”.
TextMaker
O TextMaker não é tão conhecido, mas é uma excelente opção para quem procura por um editor de textos gratuito. O programa faz parte do pacote FreeOffice, que oferece versões gratuitas das principais ferramentas da Microsoft. Entre eles estão editor de planilhas, apresentações e até leitor de PDF.
A plataforma conta com recursos de edição presentes no Word Office, permite a exportação para diversos formatos de arquivos e funciona sem necessidade de conexão com internet. O TextMaker, assim como os outros programas do FreeOffice, está disponível para Windows, Mac e Linux.