Qual é o maior crime de segurança: exibir sua senha do Wi-Fi em uma tela enorme, ou usar leetspeak para converter “brazil2014” em “b5a2112014” e usar isso como senha para a equipe de segurança na Copa do Mundo?

A foto acima foi publicada no domingo pelo Correio Braziliense, em uma reportagem sobre o esquema de segurança para chefes de Estado que visitam o país durante o Mundial.

Isso passa pelo CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) do Distrito Federal, que monitora as ruas 24 h por dia e centraliza informações de diversos órgãos – como polícia, bombeiros e trânsito.

Só que na foto publicada pelo jornal, o delegado Luiz Cravo Dórea – que coordena o Centro de Cooperação Policial Internacional – aparece ao lado da senha para acessar o Wi-Fi do local. O Correio Braziliense removeu a foto da reportagem, mas ela ainda está disponível em seus servidores através deste link. Ela também foi enviada ao Twitter, e retuitada mais de 2.500 vezes.

superbowl senha wifi

Não é a primeira vez que algo assim acontece: em fevereiro, durante o Super Bowl (final do campeonato de futebol americano), o canal CBS exibiu na TV o nome e senha do Wi-Fi usado pela equipe de segurança do evento.

Talvez seja melhor não colocar a senha do Wi-Fi em um telão para todo mundo ver, né? [Twitter via The Register]