Vazam novidades do Windows Phone 8.1: apps universais, botões virtuais e mais
Esta semana, a Microsoft ofereceu aos desenvolvedores um novo SDK, que traz muitas das novidades no Windows Phone 8.1. Era questão de tempo até que essas novidades vazassem. Vamos a elas.
Antes de tudo, vale notar que o SDK não inclui nem a central de notificações, nem a assistente de voz Cortana. Provavelmente a Microsoft quer guardar essas duas novidades para abril, quando teremos a conferência Build.
Aqui temos várias novidades pequenas que, juntas, indicam o futuro do Windows Phone. Primeiro, a Microsoft agora permite criar “apps universais”, que funcionam tanto no Windows RT como no Windows Phone 8.1. O SDK oferece modelos para o app e um código compartilhado em JavaScript/HTML.
Outro sinal dessa unificação está no botão Voltar: em vez de fechar o app, ele apenas o coloca em modo suspenso – assim como o Windows 8 faz com apps Metro. Para fechar de vez um app, é preciso abrir a tela de multitarefa e arrastá-lo para baixo. Além disso, temos aqui a busca inteligente do Bing que vimos no Windows 8.1, com mais detalhes sobre o que você pesquisar.
Outra mudança está na interface: a Microsoft incluiu botões virtuais para Voltar, Home e Pesquisar. E você pode escondê-los tocando em uma seta na lateral, o que libera espaço em tela; para exibi-los de novo, basta deslizar a partir da borda inferior. Com isso, é possível criar Windows Phones sem botões físicos na frente.
Usar o YouTube não será mais um empecilho: o app ainda não está presente, mas você pode assistir ao vídeo em HTML5 com suporte a legendas, escolhendo se o coloca ou não em tela cheia.
Também há diversas mudanças no que se trata de apps:
- eles podem ser atualizados automaticamente;
- é possível instalar apps direto no cartão de memória, o que ajuda a economizar espaço interno;
- você poderá trocar o app padrão de SMS;
- os ótimos apps do Bing – Notícias, Finanças, Receitas e Bebidas, Viagem e outros – estão incluídos por padrão no sistema;
- há três novos apps para monitorar monitor consumo de bateria, de dados e armazenamento;
- o app Música+Vídeo foi dividido em dois: o app Música se assemelha ao Xbox Music, e há um app Vídeo separado;
- há controles de volume separados para playback de mídia e para ringtones;
- o app da câmera foi atualizado;
- o SkyDrive agora se chama OneDrive.
A lista não para por aí: o Windows Phone Central reuniu todas as novidades, que incluem suporte a VPN, Wi-Fi Direct e espelhamento de conteúdo para TVs.
No geral, o Windows Phone parece estar se equiparando rápido às plataformas concorrentes, tanto em funcionalidade como em variedade de apps. Teremos ainda mais detalhes quando a versão 8.1 for oficialmente anunciada em abril. [WPCentral; The Verge via PocketNow]
Imagens via The Verge