_Smartphones

Vazamento revela melhorias nas câmeras do Pixel 8, do Google

Rumor sugere que nova câmera pode ser capaz de capturar 35% mais luz, o que melhora significativamente a qualidade das fotos

Oferta: novo Google Pixel 7 sai com 37% de desconto no AliExpress

Imagem: Google/Reprodução

Pouco se sabe até o momento sobre o smartphone Google Pixel 8. Porém, informações vazadas pelo site Android Authority dão um indicativo de como será sua câmera — que é um dos carros-chefe da marca.

De acordo com o vazamento, tanto o Pixel 8 quanto o Pixel 8 Pro usarão um sensor Samsung Isocell GN2 de 50 megapixels. Como o Pixel 7 usava um sensor menor, o GN1, isso pode significar que a câmera será capaz de capturar 35% mais luz, o que melhora significativamente a qualidade das fotos (sobretudo à noite).

Além disso, esse sensor teria capacidade de filmar em 8K a 30 FPS. Porém, ainda não se sabe se o software GCam terá suporte para essa resolução até o lançamento oficial do smartphone. O Xiaomi 11, por exemplo, que também usa o sensor GN2, consegue gravar em 8K.

Outra melhoria está na lente ultrawide. O modelo Pixel 8 Pro deverá usar o sensor Sony IMX787 de 64 megapixels. Curiosamente, é o mesmo sensor usado na câmera principal do Pixel 7A, o que teoricamente poderia produzir imagens panorâmicas mais claras e detalhadas. Já a ultrawide do Pixel 8 deverá usar a mesma lente dos Pixel 6 e 7, o Sony IMX386.

Por outro lado, o ultrawide do Pixel 8 deverá ter o campo de visão ampliado, de 0.67x para 0,55x, semelhante ao modelo Pixel 7 Pro. Já o modelo Pixel 8 Pro poderá ter uma visão ainda maior, com o zoom chegando a 0,49x.

Por fim, a câmera teleobjetiva manterá o sensor de 48 megapixels da Samsung capaz de ampliação de até 5x. A câmera de selfie, que costuma ser o ponto fraco da série Pixel, também não deverá sofrer mudanças, com seu sensor de 11 megapixels da Samsung.

Até o momento, a Google não anunciou qualquer informação sobre o Pixel 8 ou Pixel 8 Pro. Porém, os constantes vazamentos de informações indicam que a próxima geração de smartphones premium da empresa já está em desenvolvimento.

Novidades da GCam

O mais recente vazamento também trouxe informações sobre possíveis novidades do software GCam. Uma delas é o modo de flash adaptado, que regula a intensidade da luz do flash dependendo do ambiente.

Outro recurso que deve estrear é a Segmentação AWB. Como o nome indica, uma imagem é dividida em várias partes usando inteligência artificial para que diferentes processos sejam aplicados — ao invés de aplicar uma melhoria única na imagem completa. Esse conceito não é exatamente novo, e já tinha sido anunciado pela Qualcomm no seu Snapdragon 8 Gen 2.

Além disso, a Google também deve introduzir melhorias no modo “bokeh blur”, que cria um efeito de desfoque com iluminação, para filmagens.

Sair da versão mobile