O rover Curiosity, da NASA, capturou imagens de Marte de um jeito pouco usual. Pela primeira vez, a agência mostrou o pôr do Sol do planeta vermelho, com os chamados raios crepusculares brilhando através de nuvens.
As imagens foram produzidas no dia 2 de fevereiro de 2023 com auxílio da Mastcam, a câmera colorida do Curiosity. A missão atual tem como objetivo observar o planeta durante seu crepúsculo, obtendo informações sobre as nuvens.
O rover também capturou a imagem de uma nuvem com formato de pena. Essa segunda foto foi feita no dia 27 de janeiro de 2023.
O estudo das nuvens pode ajudar os pesquisadores a determinar como suas partículas se acumulam ao longo do tempo. Para ter uma ideia, os pontos de iridescência – em que a superfície reflete as cores do arco-íris – indicam tamanhos de partículas distintos.
Ao acompanhar as transições de cores, os cientistas conseguem ver o tamanho das partículas mudando, obtendo detalhes sobre sua evolução ao longo do tempo.
As nuvens mostradas na nova imagem são diferentes daquelas que costumam pairar sobre Marte, as quais se encontram a cerca de 59 quilômetros de altitude. Essas, por sua vez, estão ainda mais altas, próximas a uma região especialmente fria.
Tal fato sugere que as nuvens da imagem são compostas por dióxido de carbono congelado, também conhecido como “gelo seco”.
As fotos combinam dezenas de imagens capturadas pelo Curiosity. Elas fornecem aos cientistas informações vitais sobre o clima em Marte e a composição e temperatura da atmosfera do planeta.