Veja ao vivo a decolagem da nave da NASA que veleja no espaço
A NASA vai lançar nesta terça-feira (23), às 19h (manhã de quarta-feira na Nova Zelândia) a primeira nave capaz de “velejar” pelo espaço.
Conhecida como Sistema de Vela Solar de Compósito Avançado, a nave será lançada pela empresa Rocket Lab, do Complexo de Lançamento 1, na Península de Mahia, que fica na costa leste da Nova Zelândia.
O lançamento vai ser ter transmissão ao vivo no canal da Rocket Lab. Assista abaixo:
Entenda como vai funcionar a nave da NASA que pode “velejar”
De acordo com a NASA, a iniciativa eliminaria a necessidade de propelente de foguete convencional. O foguete vai lançar o sistema a mais de 900 quilômetros acima da Terra. Isso é mais que o dobro da altitude da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
Toda essa altitude é necessária, já que a espaçonave deve estar em uma órbita alta o suficiente para que a força da luz solar na vela supere o arrasto atmosférico.
Assim como um veleiro consegue usar o vento para se movimentar, a vela solar aproveita e reflete a luz solar para gerar propulsão.
As velas solares usam a pressão da luz solar para propulsão, eliminando sistemas de propulsão mais pesados e com alcance limitado.
Partículas de luz, conhecidas como fótons, não têm massa, mas quando batem em uma superfície reflexiva, como o material semelhante ao da vela solar, transmitem parte de seu impulso. No vácuo do espaço, e com fótons suficientes, uma grande quantidade de energia pode ser transferida para uma vela solar ao longo do tempo.
Depois de chegar ao espaço, a espaçonave implantará seus conjuntos de energia solar e então começará a desenrolar sua vela solar.
Isso vai acontecer através de quatro lanças que abrangem as diagonais do quadrado e se desenrolarão para atingir cerca de 7 metros de comprimento.
Em seguida, após aproximadamente 25 minutos, a vela solar está totalmente implantada. Ela mede aproximadamente cerca de 9 metros de cada lado, totalizando aproximadamente o tamanho de um pequeno apartamento.