por Bruno Izidro

Gears of War Ultimate Edition chega nesta terça-feira (25) ao Xbox One e muitos podem pensar que ele é apenas mais uma simples remasterização a que estamos acostumamos nos atuais consoles. Bom, uma olhada no vídeo abaixo pode mudar essa opinião.

Durante as minhas primeiras horas com o jogo resolvi comparar a nova versão com a original, lançada para Xbox 360 em 2006. De quebra, como uma das novidades da Ultimate Edition é a dublagem do jogo em português, podemos também conferir como o Esquadrão Delta se sai falando a nossa língua.

Como deu pra perceber, a The Coalition (o estúdio que agora toma conta da série depois que a Microsoft a comprou da Epic) fez um ótimo trabalho dando uma bela atualizada nos gráficos para os padrões atuais, além de mudar a direção de todas as cutscenes do jogo, para dar um ar mais cinematográfico a elas.

Pena que não dá para dizer o mesmo da qualidade da dublagem e da localização do game em PT-BR. Mesmo com as vozes, como a do próprio Marcus Fenix, não se saindo tão mal e se encaixando até bem com o personagem. Ainda assim é possível jogar essa nova versão de Gears com o áudio original, em inglês. O problema é que, assim como boa parte dos jogos da Microsoft, não há essa opção dentro do jogo e é preciso trocar o idioma do console.

Algo que também vale ressaltar é que a versão original de Gears of War de 360 foi capturada utilizando o recurso de retro compatibilidade do Xbox One, que funcionou bem na maioria das vezes, mas ainda dava algumas “engasgadas” no vídeo vez ou outra. Lembrando que quem adquirir a Ultimate Edition ganha todos os jogos da série lançados para Xbox 360 (em versões digitais), que poderão ser jogados usando esse recurso.

Além das melhorias no visual, Gears of War Ultimate Edition ainda traz novos conteúdos para o jogo. O multiplayer agora terá um matchmaking melhorado e rodará a 60 fps, além da adição dos modos vindos de Gears of War 3, como o King of the Hill, e mapas extras. Até mesmo a campanha solo tem novidades, com a inclusão de fases extras que até então eram exclusivas da versão de PC do Gears original.

—————————————————————————————————————————————————————————————

Gears of War Ultimate Edition está disponível para Xbox One nesta terça-feira (25), no valor de R$ 139. A cópia do jogo foi cedida pela Microsoft