O período de restrições mais severas da pandemia de Covid-19 causou um aumento significativo nos gastos em aplicativos nas lojas digitais de Android e iOS.
De acordo com a SensorTower, só no primeiro semestre de 2022 os gastos com aplicativos no planeta atingiram US$ 65 bilhões, o que representa um crescimento de 1% em relação ao ano anterior, que registrou US$ 64,4 bi.
O aumento, agora pequeno, também indica uma tendência de estabilização. Isso porque já corresponde ao período em que houve uma flexibilização das medidas de restrição.
Nos primeiros seis meses de 2022, a App Store, loja digital da Apple, gerou US$ 43,7 bilhões, enquanto na Play Store, do Google, foram gastos US$ 21 bilhões.
O TikTok lidera o ranking dos aplicativos que mais geraram receitas nas plataformas. Inclusive, apps concorrentes têm estudado a forma do aplicativo chinês e tentado replicá-la para não perder usuários.
Na sequência, vem o próprio YouTube, como segundo aplicativo que mais gerou dinheiro para as lojas digitais. O terceiro é o Google One, da mesma empresa. Já o quarto colocado é app de relacionamentos mais popular do planeta, o Tinder,
Fechando o top 5, há o Disney+, plataforma de streaming que teve um excelente 2022, ano em que ultrapassou a Netflix em número de assinantes. A empresa tem investido pesado em produções originais de universos populares como Marvel e Star Wars. Mesmo sofrendo duras críticas sobre a qualidade dos conteúdos, o serviço continua com a popularidade em alta e crescendo em número de usuários.
Entre os games nos quais os usuários mais gastaram, o líder é Honor of Kings, seguido de PUBG Mobile e Genshin Impact. Completam o top 5 os games Candy Crush Saga e Roblox.