No último fim de semana, a Tesla publicou um vídeo mostrando a mais recente atualização de seu robô humanoide, o Optimus. Ele chamou a atenção por conseguir executar movimentos de ioga.
O vídeo começa com o Tesla Bot realizando uma rotina de calibração automática, essencial para se adaptar a novos ambientes. Ele também revela que o robô já está operando na mesma rede neural de ponta a ponta que os carros da Tesla, capaz de processar entrada de vídeo e gerar controle de saída.
A atualização do Optimus permite usar sua visão e sensores de posição de articulação para localizar precisamente seus membros no espaço, sem depender de feedback externo. Isso permite que a máquina interaja com objetos e execute tarefas com precisão e destreza.
O vídeo destaca ainda o equilíbrio e a flexibilidade do robô humanoide da Tesla, à medida que realiza algumas posturas de ioga que, por exemplo, exigem ficar de pé em uma perna e estender seus membros.
Jim Fan, pesquisador de IA da NVIDIA, elogiou os movimentos do robô humanoide da Tesla ao praticar ioga. O pesquisador afirmou que, além dos movimentos fluídos, o robô humanoide possui uma “estética incrível”. Veja abaixo:
Let's reverse engineer the phenomenal Tesla Optimus. No insider info, just my own analysis. Long read:
1. The smooth hand movements are almost certainly trained by imitation learning ("behavior cloning") from human operators. The alternative is reinforcement learning in… pic.twitter.com/dslyi2Xpry
— Jim Fan (@DrJimFan) September 24, 2023
Tesla mostra outras habilidades
A Tesla também mostra uma das tarefas que o Optimus executa no vídeo: separar blocos azuis e verdes em bandejas correspondentes. Aliás, o Tesla Optimus consegue pegar cada bloco com facilidade e ordená-los a uma velocidade semelhante à humana.
Ele também pode lidar com mudanças dinâmicas no ambiente, como quando um humano intervém e move os blocos. Assim, o TeslaBot se ajusta à nova situação e retoma sua tarefa, também conseguindo corrigir seus próprios erros — como quando um bloco cai de lado e precisa ser girado.
Na descrição do vídeo no YouTube e na publicação no X, a Tesla convida engenheiros a ajudarem a desenvolver o robô humanoide “e melhorar sua rotina de prática de ioga”. Confira:
Os riscos para a economia
Essa demonstração de ioga não tem relação com quaisquer aplicações práticas que a Tesla visa para a função do seu robô humanoide. No entanto, as novas habilidades mostram como o robô humanoide da Tesla consegue controlar seu corpo e manter sua estabilidade.
A Tesla desenvolve o robô para substituir a mão de obra não qualificada, por isso o projetou com uma forma humanoide para realizar tarefas humanas. Essas tarefas vão desde fazer compras em um supermercado até trabalhar em linhas de produção de fábricas.
“Essencialmente, no futuro, o trabalho físico será uma escolha”, disse o Elon Musk ao anunciar o robô, em 2021. Musk ressaltou que o robô da Tesla trará “enormes consequências para economia, pois, a base da economia é o trabalho braçal”.
Recentemente, após o lançamento da biografia autorizada de Elon Musk, surgiram novas informações sobre o Optimus. O livro revela que, para Musk, o Optimus é a chave para transformar a Tesla em uma empresa de 10 trilhões de dólares.
Contudo, a Tesla ainda não forneceu informações sobre o lançamento do robô humanoide. Há a previsão que os testes das primeiras versões do Optimus ocorram na linha de produção dos carros da empresa.