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Veloz e furioso em 1896: 1º multa de velocidade foi para carro a 13 km/h

Caso com carro Benz ocorreu em Paddock Wood, na Inglaterra; multa levou a prisão e mudança na legislação de trânsito local
Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

Em 28 de janeiro de 1896, um policial britânico perseguiu de bicicleta por aproximadamente 8 quilômetros um carro que foi registrado na história como “horseless carriage”, ou seja, uma carruagem sem cavalos. O episódio ficou marcado como o primeiro crime de excesso de velocidade do mundo.

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O caso ocorreu em Paddock Wood, no condado de Kent, sul de Londres, Inglaterra, e está documentado na edição de 30 de janeiro do jornal London Daily News. Foi o cidadão inglês Walter Arnold quem entrou para a história com seu Benz Patent-Motorwagen, desenvolvido pelo engenheiro alemão Karl Benz. Ele estava a uma velocidade de 13 Km/h, quatro vezes acima do limite máximo, quando passou por um agente da polícia.

Na época, embora os veículos automotores pudessem transitar nas ruas do condado, eles deviam respeitar algumas normas. Uma delas era o limite de velocidade, de apenas 3,2 Km/h. A regulamentação de trânsito também exigia que os veículos tivessem,, na parte dianteira, um porta-bandeira. Sua função era agitar uma bandeira enquanto o automóvel estivesse em movimento para advertir outras carruagens e pedestres pelo caminho.

Vale observar que, no final do século 19, a indústria automobilística dava seus primeiros passos e veículos automotores ainda eram extremamente raros, principalmente em regiões menos populosas.

O que mais impressiona no caso são a determinação e o preparo físico do agente de polícia, que não desistiu de perseguir o “infrator” pelas ruas de Paddock Wood. Após pedalar 8 quilômetros, o policial enfim conseguiu efetuar a histórica prisão em flagrante.

Primeiro carro multado por excesso de velocidade na história

Walter Arnold foi ao banco dos réus alguns dias após ser preso. Ele foi acusado formalmente de quatro infrações: usar uma locomotiva sem cavalo em via pública; operar um veículo automotor sozinho, não respeitando o limite mínimo de três pessoas; ultrapassar o limite estabelecido de 3 Km/h e; ocultar nome e endereço no veículo — o equivalente a andar sem placa hoje em dia.

A defesa sustentou perante o juiz do caso que o automóvel não era uma locomotiva, em uma tentativa de aliviar a pena do cliente. Embora o magistrado tenha concordado com o advogado nesta consideração, o condutor foi condenado pelas outras três infrações. Ele pagou uma multa de £ 4,70, cerca de R$ 29.

Além disso, Arnold teve sua licença para dirigir suspensa por quase um mês. Em contrapartida, seu caso foi determinante para uma alteração na legislação de trânsito local no mesmo ano. Após o infortúnio, o limite máximo de velocidade subiu para 23 Km/h, o que foi bastante revolucionário para a época.

Patent-Motorwagen: o primeiro automóvel do mundo

A derrota no tribunal não apagou o amor por carros do inglês, que pouco tempo depois passou a ser um dos principais revendedores de carros automotores da região. Mesmo sem uma estrutura de produção sofisticada, ele chegou a fabricar alguns modelos de automóveis baseados em seu famoso carro Patent-Motorwagen.

O criador do Patent-Motorwagen, Karl Benz, também foi o responsável por criar o primeiro veículo movido a gasolina, bem como posteriormente a montadora Mercedes-Benz. Assista ao vídeo do primeiro automóvel do mundo abaixo:

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

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