Nesta quinta-feira (11), a ASUS anunciou oficialmente o ROG Ally, um console portátil que promete entregar todo o poder de processamento de PC gamer em um dispositivo compacto. O aparelho vem em dois modelos, um padrão e o “Extreme”, uma versão mais robusta e capaz de entregar maior desempenho.
O dispositivo tem tela IPS de 7 polegadas com resolução de Full HD e taxa de atualização de 120 Hz. Um dos principais destaques do lançamento é o sistema operacional, o Windows 11.
É impossível não compará-lo ao Steam Deck, portátil da Valve, lançado no início do ano passado e que tem um proposta bem parecida com a novidade da ASUS ROG. No design ambos os consoles são bem parecidos, mas o Ally é um pouquinho mais leve, pesando aproximadamente 608 g, contra de seu concorrente 669 g.
Os dois modelos contam com a linha de processadores AMD Ryzen Z1. A variante com a versão “standard” do processador conta com 6 núcleos, 12 threads e atinge uma potência de 2,8 TFlops. Além disso, ele conta com GPU com 4 GB de VRAM e suporte para placa de vídeo externa para melhorar o processamento gráfico dos games.
Já o Ryzen Z1 Extreme tem 6 núcleos, 16 threads e atinge potência de até 8,6 TFlops. A GPU tem os mesmo 4 GB de memória de vídeo, mas com 12 unidades computacionais, ao invés de apenas 8 no modelo padrão.
De acordo com a empresa, ambos os modelos chegam ao mercado em 13 de junho, sendo que o modelo mais básico tem o preço sugerido de US$ 599, enquanto o com processador Ryzen Z1 Extreme será lançado custando US$ 699. Os produtos chegarão ao Brasil, mas a ASUS não confirmou quando será o lançamento no mercado nacional.