Em maio, a Microsoft anunciou que lançaria versões da assistente de voz Cortana para Android e iOS. Ela não será totalmente integrada aos sistemas da concorrência, mas poderá exibir notificações com resultados de esportes, seus voos, além de definir lembretes. É possível baixar e instalar uma versão vazada da Cortana para o Android – e parece que ela é real.

>>> Siri vs. Google Now vs. Cortana em vídeo

Após a instalação, você será solicitado a acessar sua conta Microsoft, e então poderá fazer de tudo usando a assistente de voz. A Cortana irá pesquisar na web para você e, em alguns casos, vai oferecer uma resposta por voz.

“Qual é a idade de Barack Obama, Cortana?”

“53”, ela responde.

Cortana no Android (2)

Se você fizer perguntas do tipo “Como vai você”, a Cortana irá responder como um ser humano normal (ela diz “muito bem, obrigada”). Você também pode pedir para que a Cortana crie alarmes para você.

Cortana no Android (3)

O recurso mais bacana, no entanto, é criar lembretes baseados em localização. Eu pedi à Cortana para “lembrar de comprar leite quando eu estiver no mercado”, e ela automaticamente puxou uma lista de mercearias nas proximidades. Enquanto isso, o Google Now exige que você digite o nome da loja onde você gostaria de comprar. A Cortana é mais esperta!

Cortana no Android (4)

A versão vazada é exatamente o que você esperaria: precisa de alguns ajustes, mas deve ser mais útil e refinada com o passar do tempo. A grande questão é saber se as pessoas como eu, que gostam do Google Now, vão optar pela Cortana, quando já têm um assistente de voz nativo que funciona.

Provavelmente quem rodar o Windows 10 no computador terá mais interesse pela Cortana no Android. Seria bacana criar lembretes para comprar leite/alface/etc. do seu desktop ou laptop, e vê-los aparecer no seu smartphone quando você estiver perto do local.

A Cortana está disponível nos EUA, Reino Unido, China, França, Itália, Alemanha e Espanha.

[SuomiMobiili via Unofficial Microsoft News via The Verge]

Fotos por Nick Stango