Vício em TikTok já está em todas as gerações, diz pesquisa
Uma pesquisa da Insider Intelligence mostrou que não são só os jovens da Geração Z que têm “vício” em TikTok: adultos Millennials (1980 a 1995) e da Geração X (1965 a 1979) também gastam boa parte do seu dia mexendo no aplicativo chinês.
Segundo o levantamento, usuários de 25 a 34 anos devem gastar uma média de 52 minutos por dia no TikTok em 2023. O tempo gasto por pessoas de 35 a 44 anos é só um pouco menor: 48 minutos por dia. Já quem tem de 45 a 54 anos fica 46 minutos por dia no aplicativo.
A tendência é que as pessoas de 55 a 64 anos fiquem até 37 minutos no app diariamente, enquanto idosos com mais de 65 anos passem até 29 minutos. A estimativa deste ano é 18,7% maior que a previsão de consumo de abril de 2022.
O tempo gasto na plataforma por quem veio antes da Geração Z não fica muito atrás dos jovens de 18 a 24 anos. A pesquisa estima que os usuários dessa faixa de idade gastem pelo menos 79 minutos no aplicativo.
Na comparação com outras redes sociais, a diferença é de alto contraste. Os adultos de 25 a 34 anos devem ficar apenas 32 minutos por dia no Instagram, 25 minutos no Facebook e 30 minutos no Snapchat — ainda muito comum nos EUA. Essa é uma média comum aos representantes da geração X.
Por causa do vício dos mais jovens, o TikTok anunciou que vai limitar o tempo de uso a 60 minutos diários para menores de 18 anos.
Por que isso importa
Se as previsões de “vício” estiverem certas, tudo indica que o TikTok se tornará o novo grande anunciante da internet. Isso porque os Millennials e a Geração X detém mais poder aquisitivo do que a Geração Z, especialmente nos EUA.
O aplicativo da chinesa ByteDance tem metros de vantagem contra as redes concorrentes, mesmo com um público mais velho menor. O Facebook e Instagram, por exemplo, têm o dobro de usuários de 25 a 54 anos que o TikTok, mas ficam muito atrás no tempo gasto pelos usuários.
Em 2022, o TikTok manteve o título de aplicativo mais baixado do mundo. Foram 672 milhões de novos downloads nas lojas do Google da Apple – um marco que fortalece a competitividade da rede de vídeos curtos.