_Ciência

Vídeo da ESA mostra o poder de zoom das lentes do James Webb

A agência espacial colocou em perspectiva a distância de 500 milhões de anos-luz entre o telescópio e a Galáxia Cartwheel; assista e confira

ESA coloca em perspectiva capacidade de James Webb de enxergar objetos distantes como a Galáxia Cartwheel

Imagem: NASA, ESA, CSA, STScI/Reprodução

Um ano-luz equivale a cerca de 9,5 trilhões de quilômetros. O Telescópio Espacial James Webb (JWST), por sua vez, é capaz de observar objetos a mais de 13,5 bilhões de anos-luz de distância, capturando o brilho de estrelas e galáxias que se formaram pouco após o Big Bang. 

Para que o público tenha uma ideia visual dessa distância, a Agência Espacial Europeia (ESA), uma das responsáveis pelo equipamento, publicou um vídeo que coloca em perspectiva o quão longe o James Webb está de um de seus alvos. 

O objeto escolhido foi a Galáxia Cartwheel, que teve sua foto revelada pelo telescópio no dia 2 de agosto. Ela está a 500 milhões de anos-luz de distância da Terra, o que não é tão longe considerando a capacidade do JWST. De toda forma, é uma caminhada bastante notável.

Galáxia Cartwheel 

A imagem da Galáxia Cartwheel foi obtida através da Near-Infrared Camera (NIRCam) e do Mid-Infrared Instrument (MIRI). Ela possui uma resolução de 4.685 por 4.312 pixels.

O nome do sistema faz referência ao seu formato de roda de carro. Ele é resultado da colisão entre uma galáxia espiral, como a Via Láctea, e outra menor —um choque que ocorreu há mais de 400 milhões de anos.

A área mais brilhante da galáxia possui aglomerados de estrelas jovens, enquanto o anel externo conta com estrelas sendo formadas e também explodindo em supernovas. Os tons vermelhos brilhantes vistos entre os anéis interno e externo nada mais são do que poeira rica em hidrocarbonetos.

Sair da versão mobile