Um incêndio nos Estados Unidos já consumiu cerca de oito mil hectares de terra no norte da Califórnia, forçando cerca de 50 mil pessoas a evacuar. O fogo se espalhou tão rápido que algumas pessoas mal conseguiram escapar – como Brynn Parrott Chatfield, morador de Paradise, que publicou um vídeo mostrando como foi o caminho que percorreu com sua família em meio às chamas nesta quinta-feira (8).

O vídeo, publicado no Facebook, parece algo que saiu de um filme de Hollywood. Eles estavam cercados de fogo, e as chamas chegam muito perto do carro.

“Me senti vulnerável ao publicar isso, mas senti que deveria”, escreveu Brynn Parrott Chatfield no Facebook. “Minha terra natal Paradise está em chamas. Minha família foi evacuada e está segura. Nem todos meus amigos estão seguros. É surreal. As coisas sempre dão certo, mas o desconhecido é um pouco assustador.”

O fogo começou em Feather River Canyon na manhã de quinta-feira, e as autoridades ainda não conseguiram controlá-lo. O governador declarou estado de emergência, e acredita-se que mais de mil casas já foram destruídas, de acordo com Darren Read, chefe dos bombeiros de Butte County.

A CNN aponta que mais de 2.200 bombeiros estão tentando conter o incêndio, mas que eles enfrentam muitos percalços. A combinação do clima seco com ventos fortes está complicando a situação.

Diversas fatalidades foram relatadas, mas não está claro quantas pessoas podem ter morrido. O número exato de feridos também é desconhecido, e as autoridades ainda não sabem o que causou o fogo.

Um restaurante KFC queima enquanto o incêndio se espalha em Paradise, Califórnia. Foto: Getty Images

O quão rápido o incêndio está avançando? Ele está queimando o equivalente a 80 campos de futebol por minuto. Moradores de cidades como Paradise, Chico, Magalia, Concow, Yankee Hill, Butte Creek Canyon, Cherokee e Durham já receberam ordens para saírem dos locais.

[Enterprise Record, Lost Coast Outpost e CNN]