Você deve se lembrar daquela experiência feita na escola, em que uma folha de papel coberta de limalha de ferro é colocada sobre um ímã, revelando as linhas invisíveis de suas forças magnéticas. Mas, com um ímã forte o suficiente (do tipo que eles não deixariam você brincar na escola) e uma cama elástica em miniatura, você pode ver essas linhas magnéticas invisíveis em três dimensões.

O canal do YouTube Magnetic Games é cheio de vídeos divertidos com ímãs de todas as formas e tamanhos. Este experimento em câmera lenta, porém, é particularmente fascinante de se ver. Nele, um ímã de neodímio, carinhosamente conhecido como Ímã da Morte por ter um poder de fixação de cerca de 100 kg, é jogado em uma cama elástica improvisada, coberta de magnetita. Assim que o ímã se aproxima, as minúsculas partículas seguem as linhas do campo magnético antes de ficarem grudadas.

A filmagem ainda oferece uma representação limitada dessas linhas de força, exatamente como você viu quando fez a experiência na escola. Mas, se ele tivesse sido filmado com uma daquelas câmeras sofisticadas que tornavam as cenas de luta de Matrix tão atraentes, nós veríamos claramente as linhas magnéticas curvadas envolvendo todo o imã enquanto ele quicava. Alguém bem que poderia arrumar um orçamento maior para este canal do YouTube, né?

[YouTube via Laughing Squid]