Você já deve conhecer as lousas interativas, que são basicamente uma tela de computador projetada na parede. A SMART Technologies resolveu criar uma alternativa ao mesmo tempo high-tech e low-tech: a lousa usa uma caneta hidrográfica simples, mas envia tudo o que for escrito para seu smartphone em tempo real.

A Smart Kapp permite ao usuário fazer anotações e desenhos à mão, assim como qualquer outra lousa. Mas tudo o que for escrito é transmitido via Bluetooth para seu smartphone. Também é possível salvar as anotações em um pendrive – ela tem entrada USB para isso.

A lousa não é conectada à internet: ela depende de um smartphone para ser inteligente. Para pareá-la com um iPhone, você escaneia um código QR no canto inferior; se for um Android, basta tocá-lo no canto inferior – ele vai se emparelhar usando NFC.

Então a Smart Kapp usa o sistema DViT proprietário, com base em quase 30 tecnologias patenteadas, para converter a tinta da caneta em linhas digitais. As anotações podem ser salvas como arquivos JPG (no celular) ou PDF (no pendrive). Se você tiver uma conta no Evernote, OneDrive ou Google Drive, pode guardar as imagens na nuvem.

Há quem veja esta lousa como uma revolução para as salas de aula; o Estadão diz que ela “promete que aluno nunca mais terá de anotar nada durante as aulas”. Na verdade, não é o caso, por dois motivos.

Primeiro, ela é pequena: com 42 polegadas na diagonal (119,9 cm × 63,5 cm), ela é voltada para reuniões empresariais, não para aulas. (Ela também não foi pensada para ser usada em conjunto com outra Smart Kapp.) A SMART promete uma versão maior para 2015, sem dizer o tamanho.

Smart Kapp

Segundo, ela na verdade dificulta um pouco o compartilhamento para manter sua privacidade; dividir anotações de uma aula seria bem trabalhoso.

Na Smart Kapp, só é possível emparelhar um smartphone por vez. Então você poderá compartilhar a sessão com até cinco usuários, enviando-lhes um link que abre no navegador. Nesse caso, tudo o que for escrito na lousa será enviado para a nuvem da kappboard.com.

A SMART diz que remove o conteúdo da nuvem assim que você para de compartilhar a sessão. E quando você apaga a lousa, ela também apaga o que estiver gravado em sua memória. Ela possui uma luz para indicar que está conectada via Bluetooth, e usa um app especial – para Android e iOS – para enviar dados usando criptografia.

Smart Kapp na sala

Esta lousa pode ser útil para empresas, especialmente no caso de reuniões que alguns membros acompanham à distância, por telefone. Mas se todos estiverem na mesma sala, há soluções gratuitas para capturar a imagem da lousa: o OneNote, por exemplo, tem o recurso Office Lens no iOS e Windows Phone. Você tira uma foto da lousa, e ele recorta e estica a imagem automaticamente. Há diversos apps para fazer isso no Android também.

A lousa Smart Kapp está disponível por US$ 899. Saiba mais aqui: [SMART Kapp via Gizmag]

Fotos por SMART Technologies