O robô humanoide Atlas pode ser mais ágil do que muita gente. A empresa de engenharia robótica Boston Dynamics divulgou a última demonstração de sua invenção, que passou a ter mãos! Antes, ele já era capaz de pular e correr com seus pés, mas agora, também consegue pegar e largar objetos, segundo informações do TechCrunch.
Em vídeos divulgados pela companhia norte-americano nesta quarta-feira (18), é possível ver as garras de Atlas segurando madeira de construção e uma bolsa de ferramentas. Ele também exibe suas habilidades atléticas, correndo por andaimes de construção e arremessando a maleta para cima.
A Boston Dynamics descreve a manobra final do robô: “O movimento final do Atlas, um giro invertido de 540 graus e vários eixos, adiciona assimetria ao movimento do robô, tornando-o uma habilidade muito mais difícil do que o parkour realizado anteriormente”.
Assista:
Segundo a empresa, as garras, que consistem em um dedo fixo e um móvel, foram projetadas para levantamento pesado. A primeira demonstração das “mãos” aconteceu em um comercial da final do campeonato da liga esportiva NFL (National Football League), o Super Bowl. Na divulgação, o robô segurava um barril sobre sua cabeça.
O eficiente Atlas, estrela de vários vídeos virais, é um dos únicos robôs humanoides a ter garras, junto com o Robonauta da NASA. A criação da Boston Dynamics tem fins apenas de pesquisa e não está à venda.