Vídeo mostra momento em que terremoto atinge a China
Um terremoto de magnitude 6,8 atingiu o sudoeste da China nesta segunda-feira (5). O tremor, sentido na província de Sichuan, foi registrado às 12h52 (1h52 no horário de Brasília). As autoridades confirmaram 66 mortes até o momento.
Os tremores são relativamente comuns nesta região chinesa devido a presença de placas tectônicas ativas. Porém, o terremoto atual está sendo considerado o mais intenso que já atingiu Sichuan desde 2017.
Um vídeo feito a partir de um veículo e publicado nas redes sociais mostra o momento exato em que o fenômeno atingiu a região. Na gravação, é possível ver árvores e postes balançando, além da desestruturação de um prédio. Confira:
https://twitter.com/fastmailnews/status/1566819120477196288
Nesta terça-feira (6), os bombeiros trabalhavam para retirar mais de 11 mil pessoas que estavam em áreas de risco. As autoridades identificaram pelo menos 500 pontos de observação em que poderiam ocorrer deslizamentos de terra, entre outros desastres.
Algumas estradas foram inutilizadas após o terremoto na China. Por conta disso, as equipes de emergência estão tendo que atravessar rios por pontes improvisadas ou com auxílio de cabos.
Segundo o ministério de Recursos Hídricos, sete usinas hidrelétricas do país foram danificadas. Além disso, quase 200 pessoas ficaram impedidas de sair do vale de Hailuogou – uma zona turística de geleiras que fica a mais de 2.850 metros de altitude.