Este navio chinês navega por mar aberto sem ninguém a bordo
A China lançou ao mar um navio autônomo capaz de operar por conta própria e sem a necessidade de ter alguém a bordo. Batizado Zhu Hai Yun, ele terá como missão realizar pesquisas científicas e outros tipos de observação marinha.
De acordo com a mídia estatal chinesa Global Times, a embarcação não tripulada pode ser controlada remotamente ou navegar de forma totalmente autônoma em águas abertas. A China afirma que este é o primeiro navio de pesquisa científica não tripulado do mundo.
Ele foi construído para ser uma espécie de “porta-aviões”, com um convés traseiro espaçoso capaz de transportar vários drones, além de outros instrumentos autônomos de pesquisa aérea, marítima e submarina.
O navio inteligente entrou em operação no último dia 12 de janeiro, sendo lançado a partir do porto de Zhuhai Gaolan, na província de Guangdong, no sul da China, como visto no tuíte abaixo:
China on Thursday delivered the world’s first seaborne drone carrier, the Zhu Hai Yun, capable of operating on its own. The unmanned carrier can be controlled remotely and navigate autonomously in open water. It will undertake marine scientific research. pic.twitter.com/mqEXMX24SF
— Zhang Meifang (@CGMeifangZhang) January 13, 2023
Esta foi a primeira vez que ele é testado oficialmente no mar, tendo navegado com sucesso de forma totalmente autônoma por 12 horas consecutivas, evitando obstáculos e traçando sua rota. Durante o teste, também foram lançadas aeronaves não tripuladas.
Ele tem 88,5 metros de comprimento e é capaz de deslocar 2,1 mil toneladas e atingir velocidade máxima de 18 nós (cerca de 33 km/h).
O projeto e construção do Zhu Hai Yun levou um ano e meio e ficou a cargo do Laboratório de Ciência e Engenharia Marinha do Sul em Guangdong, na China. Já os seus sistemas de propulsão, energia e navegação, bem como seus recursos de inteligência artificial, foram desenvolvidos independentemente por equipes de pesquisa chinesa.
Entre as tarefas do barco autônomo estão pesquisa, mapeamento e observação oceânica, bem como patrulha marítima e coleta de amostras.