Este navio chinês navega por mar aberto sem ninguém a bordo

China lançou 1º embarcação autônoma do mundo a fazer pesquisas científicas. Navio chinês terá missão de fazer observação e patrulha marítima
Este navio chinês navega por mar aberto sem ninguém a bordo
Imagem: Twitter/Reprodução

A China lançou ao mar um navio autônomo capaz de operar por conta própria e sem a necessidade de ter alguém a bordo. Batizado Zhu Hai Yun, ele terá como missão realizar pesquisas científicas e outros tipos de observação marinha.

De acordo com a mídia estatal chinesa Global Times, a embarcação não tripulada pode ser controlada remotamente ou navegar de forma totalmente autônoma em águas abertas. A China afirma que este é o primeiro navio de pesquisa científica não tripulado do mundo.

Ele foi construído para ser uma espécie de “porta-aviões”, com um convés traseiro espaçoso capaz de transportar vários drones, além de outros instrumentos autônomos de pesquisa aérea, marítima e submarina.

O navio inteligente entrou em operação no último dia 12 de janeiro, sendo lançado a partir do porto de Zhuhai Gaolan, na província de Guangdong, no sul da China, como visto no tuíte abaixo:

Esta foi a primeira vez que ele é testado oficialmente no mar, tendo navegado com sucesso de forma totalmente autônoma por 12 horas consecutivas, evitando obstáculos e traçando sua rota. Durante o teste, também foram lançadas aeronaves não tripuladas.

Ele tem 88,5 metros de comprimento e é capaz de deslocar 2,1 mil toneladas e atingir velocidade máxima de 18 nós (cerca de 33 km/h).

O projeto e construção do Zhu Hai Yun levou um ano e meio e ficou a cargo do Laboratório de Ciência e Engenharia Marinha do Sul em Guangdong, na China. Já os seus sistemas de propulsão, energia e navegação, bem como seus recursos de inteligência artificial, foram desenvolvidos independentemente por equipes de pesquisa chinesa.

Entre as tarefas do barco autônomo estão pesquisa, mapeamento e observação oceânica, bem como patrulha marítima e coleta de amostras.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas