O Photoshop recentemente comemorou seu aniversário de 25 anos cortando, manipulando e aperfeiçoando imagens. Ele começou de forma bem limitada, no entanto: a combinação de especialistas atuais em Creative Cloud e uma cópia do Photoshop 1.0 resulta em algo desastrosamente divertido.

O estúdio CreativeLive pediu a designers para fazerem um passeio rápido por este software antigo.

>>> O Photoshop está comemorando 25 anos
>>> Este é o futuro do Photoshop, e parece mágica

O Photoshop 1.0, a princípio, não parece radicalmente diferente do Photoshop de hoje, exceto pelo estilo antigo do sistema operacional. A barra de ferramentas ainda está lá, à esquerda, e a área para imagens ocupa a maior parte da tela.

Mas depois de alguns minutos, eles claramente notam algumas deficiências graves. Por exemplo, não há prévia automática: você precisa clicar no botão “preview” para ver as alterações. Você está limitado a desfazer apenas uma ação: ou seja, se você mover alguns pixels e selecionar outra coisa, não há como voltar atrás. Além disso, não há camadas, praticamente a base do Photoshop atual.

Depois de alguns minutos, todos os designers riram da experiência, mas ficaram claramente aliviados de não terem que usar este programa de 1990. [YouTube via PetaPixel]