Fazer robôs agirem como humanos é difícil, mas fazer robôs agirem como insetos é consideravelmente mais fácil. E se você já viu um formigueiro ou uma colmeia de abelhas enorme, sabe que milhares de insetos trabalhando juntos conseguem realizar coisas impressionantes. Será que um monte de pequenos robôs consegue fazer o mesmo?

Este robô humanoide transpira para manter a temperatura
Novo robô-cão bastante ágil da Boston Dynamics pode ajudar nas tarefas domésticas



Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos EUA, do INRIA e da Universidade Paris-Saclay, na França, desenvolveram esses pequenos robôs Zooids de uma polegada com um par de rodas, uma bateria, um sensor de toque, um giroscópio e um sensor óptico. Eles não chegam perto de um robô humanoide ATLAS da Boston Dynamics, mas ainda assim são incrivelmente capazes.

Eles não vão liderar tropas militares durante batalhas, mas, como demonstrado neste vídeo, os Zooids podem trabalhar em conjunto para diversas tarefas diferentes, como agir como pixels animados em uma tela interativa, ou coisas mais mundanas como trazer seu smartphone quando você estiver com preguiça de ir pegá-lo.

nqqg7ugky2u1dlqzarhp (1)

Em termos de inteligência artificial, os Zooids são bem burros. Mas ao usar um retroprojetor que permite que um computador separado rastreie e monitore sua posição o tempo inteiro, os pequenos robôs podem receber instruções complexas para realizar tarefas complicadas em grupo.

Imagine como seria ter milhares desses andando no chão da sua casa. Claro, seria um pouco assustador e você pisaria em alguns de vez em quando. Mas seus dias de ter que ir buscar coisas acabariam! E com uma quantidade suficiente deles compartilhando uma carga, você pode até mesmo programá-los para ser carregado até a cama. Esse é o futuro que eu sempre sonhei.

[ACM Digital Library via TechCrunch]