A nova linha high-end de smartphones da Sony só deve fazer sua estreia em alguns dias, mas isso não impediu que alguém vazasse um vídeo de dois minutos mostrando algumas das principais características dos aparelhos.

O vídeo parece ser uma entrevista entre uma jornalista do site francês Clubic e um representante da Sony, que descreve três novos celulares da empresa: o Z5, Z5 Compact e Z5 Premium.

Segundo o vídeo, que está em francês, todos os três aparelhos têm leitor de impressões digitais na lateral, câmeras de 23 megapixels com foco automático bastante rápido, impermeabilização e o design padrão de smartphones da Sony.

O mais interessante, porém, é que o Z5 Premium aparentemente tem uma tela 4K. São 3840 x 2160 pixels em uma tela de 5,5 polegadas, resultando em uma densidade de pixels de aproximadamente 800 ppi. Isso é ridiculamente alto em comparação com a maioria dos outros smartphones high-end, que giram em torno de 500-600 ppi.

Para que tantos pixels? Bem, a Qualcomm defendeu telas 4K há algum tempo, alegando que pessoas com visão perfeita podem notar diferenças na imagem, e que o consumo de energia é apenas 5% maior em relação a uma tela QHD.

Além disso, ela pode ser útil para realidade virtual: ao colocar um smartphone no rosto, você precisa de muitos pixels para que a experiência seja imersiva.

A Samsung aparentemente estava testando uma tela 4K para o Galaxy Note 5 – ouvimos rumores sobre isso em abril – mas a coreana decidiu por uma resolução menor.

Será que a Sony vai inaugurar a era de smartphones 4K? É esperar para ver: a empresa fará um evento na feira IFA nesta quarta-feira, em 2 de setembro. [Engadget]

Sony Xperia Z5 vazado (2)