Ciência

Virada no clima: temperatura despenca e pode bater recorde no fim de semana

A aproximação de uma nova massa de ar frio, que se formou na Argentina e no Uruguai, vai diminuir a temperatura deste final de semana
Imagem: Renato Trentin/Unsplash/Reprodução

Após uma curta onda de calor intenso, uma forte frente fria avança pelo Brasil e vai provocar uma mudança no clima, com temperaturas despencando em várias regiões a partir deste fim de semana. Confira abaixo.

whatsapp invite banner

A causa dessa virada no clima é a aproximação de uma nova massa de ar frio, que se formou na Argentina e no Uruguai. De acordo com dados do MetSul, essa incursão polar já atingiu os três estados da região Sul nesta sexta-feira (23).

Posteriormente, o clima frio para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, apresentando uma reviravolta nas temperaturas neste final de semana.

Conforme informações do climatempo, a chuva já se intensifica no Sul do país e pode chegar a São Paulo e Mato Grosso no fim de semana, com a possibilidade de temporais isolados.

A massa polar vai provar uma queda geral de temperatura no Sudeste e no Centro-oeste, transformando o clima desta semana.

Desse modo, Capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, que registram temperaturas acima de 30°C nos últimos dias, vão ter mínimas próximas a  10°C.

Em São Paulo, a previsão é que a temperatura deste final de semana caia de 33°C para  14°C, enquanto o calor de 37°C no Rio de Janeiro dê lugar para um clima mais ameno, com temperaturas entre 20°C e 29°C.

Possibilidade de recordes de temperatura neste fim de semana

Ao contrário do evento de frio no meio de agosto, o clima não será tão extremo no Centro-Oeste e no Sudeste, mas essa nova onda vai provocar quedas significativas na temperatura.

No entanto, assim como no evento anterior, algumas cidades podem quebrar recordes de menor temperatura.

Na próxima segunda-feira (25), a temperatura de Curitiba pode chegar a 1°C, sendo a menor de 2024 na capital paranaense. Em São Paulo, também na segunda-feira (25), a previsão é de mínima de 7°C e máxima de 14°C, que podem quebrar o recorde obtido em menos de 15 dias.

No Rio, a máxima de 20°C na segunda-feira (25) pode ser a menor de 2024 na capital carioca.

Em Belo Horizonte, o clima continuará quente o fim de semana, com queda brusca na segunda-feira (25), atingindo uma temperatura de 13°C na terça-feira (27). Assim como BH, o calor vai persistir em Vitória durante o final de semana, mas a capital capixaba pode registrar sua menor temperatura do ano na terça-feira.

As capitais do Sul, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, terão mínimas entre 5°C e 13°C. Novamente, algumas cidades da região vão registrar temperaturas negativas e geadas.

Possivelmente, as geadas vão chegar ao interior de São Paulo e ao sul do Mato Grosso do Sul.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas