Semana de frio: cidades do Brasil estão mais geladas que o Alasca; confira
Nesta terça-feira (13), algumas cidades do Brasil, como São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e – surpreendentemente – Rio de Janeiro, amanheceram mais geladas que o Alasca, quebrando recordes de frio nesta semana.
As temperaturas desta manhã, em várias cidades do Brasil, ultrapassam até o dobro da miníma prevista para o Alasca, o estado mais frio dos EUA e referência mundial quando se trata de frio ao lado da Sibéria (Rússia). Lembrando que no Alasca agora é verão.
Ontem (12), o Giz Brasil informou que a previsão do tempo para esta semana seria de frio e geadas em algumas cidades do Sul e Sudeste pela chegada de um ciclone extratropical.
Esse ciclone, formado em alto mar, é responsável por uma intensa massa de ar polar que causa uma enorme queda nas temperaturas em várias partes do Brasil.
A previsão, segundo o climatempo, é que frio atinja o ápice nos três primeiros dias desta semana. Cidades do Sudeste do Brasil quebraram recordes de maior frio, enquanto cidades do Sul tiveram até neve.
TEMPO | Neve isolada, chuva congelada, vento de quase 70 km/h e muito frio no Rio Grande do Sul. ▶️ https://t.co/U4GEEhWmEL 📷 Prefeitura de São José dos Ausentes/Divulgação pic.twitter.com/nRm8UBUR6R
— MetSul #AjudaRS (@metsul) August 12, 2024
Recordes de tempo mais frio em cidades do Brasil
Voltando à comparação, algumas cidades do Brasil tiveram mais frio que o Alasca na manhã desta terça-feira (12).
Enquanto o estado norte-americano registrou 7 °C na madrugada desta terça-feira (13), a temperatura em São Paulo era 6 °C. No último domingo, São Paulo registrou 7 °C, a menor temperatura desde maio de 2022.
No entanto, com a temperatura da madrugada desta terça-feira (13), São Paulo quebrou o recorde de dia mais frio dos últimos dois anos. Aliás, o fenômeno também foi similar em BH.
A capital mineira registrou a manhã mais fria do ano, com 8 °C às 6h da manhã, superando o recorde de temperatura mínima da cidade em três dias.
No Rio de Janeiro, a madrugada também quebrou recordes, sendo a mais fria em 13 anos, com temperatura minima de 8,3 °C.
🥶 A terça-feira deve ser o dia mais frio do ano. As máximas previstas ficam abaixo dos 20°C em boa parte do centro-sul do Brasil.
Temperaturas nas capitais até 20°C:
🌡️ Porto Alegre: 14°C
🌡️ Florianópolis: 14°C
🌡️ Curitiba: 11°C
🌡️ São Paulo: 15°C
🌡️ Rio de Janeiro: 20°C pic.twitter.com/OcU0k31E51— Meteored | Tempo.com (@MeteoredBR) August 13, 2024
Mas, se o frio nessas cidades é comparável às temperaturas de hoje (13) no Alasca, a região Sul do Brasil, certamente, vai além. No Rio Grande do Sul, a maioria das cidades terá mínimas próximas de 0 °C ou negativas. Algumas regiões podem ter minímas entre −5 °C e −6 °C.
Em Porto Alegre, alguns lugares podem chegar a 2 °C ou menos e há previsão de geada em alguns bairros da capital gaúcha.
Além disso, o TOP 5 das cidades que registraram mais frio, nesta terça-feira (13), estão no Sul do Brasil:
- General Carneiro (PR): −5,3 °C
- Caçador (SC): −4,2 °C
- São Joaquim (SC): −3,7 °C
- São Mateus do Sul (PR): −3,4 °C
- Curitibanos (SC): −3,4 °C
Segundo o INMET, todos os estados do Sul do Brasil terão geadas em algumas cidades, com temperaturas entre −5 °C e −3,2 °C.
No Sudeste, cidades do sul de Minas e de São Paulo também podem ter geadas e temperaturas negativas, com o Brasil superando o frio do Alasca por mais um dia.
⚠️ #Atenção: Previsão de geada, amanhã (13), em áreas do SP, RJ e MG. Temperatura mínima de até 3ºC.
🟡Confira o aviso amarelo (perigo potencial) 👉 https://t.co/MVWyQ8xbyh#geada #previsão pic.twitter.com/s217N8hoDC
— INMET (@inmet_) August 12, 2024