Vitor Silva: quem é o brasileiro que revelou a nova câmera do iPhone 14
Quem acompanhou o último evento da Apple deve ter reparado que, entre os vários executivos que apresentaram os novos produtos, apareceu também o brasileiríssimo nome “Vitor Silva”. Ele falou sobre as novas câmeras do iPhone 14 Pro, quase ao final da transmissão.
De acordo com seu perfil no Linkedin, Vitor é brasileiro e trabalha há mais de 7 anos na Apple, inicialmente, na área de Marketing de Produto e, mais recentemente, como gerente global de produto – focado em iPhones.
Ele tem um bacharel em administração pela Fundação Getúlio Vargas, e um MBA na mesma área pela Faculdade de Administração do MIT (Instituto de Tecnologia do Massachussets), nos Estados Unidos. Antes da Apple, o profissional teve passagens por empresas como Sony, Spotify e PayPal.
A apresentação do brasileiro pode ser acompanhada abaixo, após 1 hora e 19 minutos do início da transmissão:
A nova câmera de 48 MP do iPhone 14 Pro e Pro Max
Como apontou Vitor, os modelos “premium” do iPhone 14 trouxe uma nova câmera grande-angular de 48 megapixels — resolução 4 vezes maior que a geração anterior.
A Apple explica que a nova câmera conta com um sensor “quad-pixel” – 65% maior do que o do iPhone 13 Pro –, que agrupa quatro pixels em um, otimizando assim em 4 vezes a captura de luz. Na prática, o novo sensor capta duas vezes mais luz do que a geração anterior, o que melhora a fotografia noturna.
A partir de um novo modelo de aprendizado de máquina, o smartphone também gera imagens mais nítidas e com menos granulação. Além disso, a câmera tem uma distância focal de 24 mm, que, segundo Vitor, é muito popular na fotografia, por permitir maior versatilidade na hora de captar imagens, principalmente, em grandes paisagens, retratos de grupo, bem como em fotos individuais.
Apesar da expectativa nas últimas semanas, a nova câmera da Apple ainda não faz vídeos em 8K, gravando só até 4K a 30 e 24 quadros por segundo.
O iPhone 14 Pro tem preços a partir R$ 9.499. Por enquanto, ainda não há informações sobre quando a venda dos aparelhos será iniciada no Brasil.