O VLC, o player de vídeo mais rápido, com mais codecs e mais fácil de usar, já está disponível (de novo) no iOS. Se você quer reproduzir vídeos no seu iPhone e iPad, o VLC provavelmente será a sua melhor aposta.

O VLC está disponível para iOS 5.1 ou superior, incluindo o primeiro iPad. Você pode baixá-lo tanto na App Store brasileira como americana, mas às vezes surge o erro “item não disponível”: o jeito é tentar de novo mais tarde, mas não se preocupe – o app não foi removido.

O MacStories passou algum tempo com o novo app e, embora ele pareça praticamente o mesmo de antes, ele melhorou por dentro:

O VLC foi totalmente reescrito para usar módulos modernos para saída de áudio e vídeo, decodificação multi-core e suporte para qualquer tipo de arquivo suportado pelo VLC no desktop. Em meus testes, o app foi capaz de rapidamente começar a tocar qualquer arquivo de vídeo, como .mp4 e. mkv.

O app também permite ajustar a velocidade de reprodução, brilho, contraste, saturação e mais, além de suportar legendas e áudio 5.1. Também há integração com Dropbox e AirPlay.

É um retorno bem-vindo ao VLC, que foi retirado da App Store no início de 2011. Na época, Rémi Denis-Courmont, um dos principais desenvolvedores do VLC para desktops, pediu para a Apple remover o VLC da App Store, porque a empresa usava DRM ao distribuir o app – algo que viola a licença GPL de código aberto.

Agora que o app adota a licença LGPL, isso não é problema, e ele continua sendo “completamente livre e open source”. [App Store via 9to5MacMacStories]