Você não precisa mais de aplicativos desktop
Ative o seu menu Iniciar ou Dock e pense cuidadosamente por um momento: de todos os seus aplicativos de desktop velhos, quantos você realmente confia nestes dias, ou melhor ainda, quantos deles ainda não possuem alternativas de aplicativos web muito capazes que você poderia usar em vez deles? A menos que você seja um editor de filme ou um designer gráfico, provavelmente é hora de largar esses aplicativos de desktop antigos e desajeitados.
Quando o Chrome OS apareceu na cena em 2011, você poderia argumentar que os aplicativos de desktop ainda eram essenciais. Os aplicativos da Web eram lentos, bugados e com recursos limitados, e eles obviamente não funcionavam offline. Hoje, isso não é mais o caso, e considerando que você pode encontrar o Wi-Fi em qualquer lugar, o acesso off-line é menos um problema do que costumava ser.
Sobre esses programas de desktop que você ainda está agarrando: Microsoft Office? Você pode usá-lo gratuitamente online e o Google Docs é ainda melhor. iTunes? Junte-se à revolução de streaming, carregue o reprodutor web renovado da Spotify e entre em 2017 (você deve importar todas as suas faixas locais através do aplicativo da área de trabalho primeiro). É certo que você não terá tantas funções quanto com os equivalentes de desktop, mas considere se você realmente precisa de todas essas funções extras. Resposta curta: não.
Sim, se você é um gamer ou um criador sério, você ainda precisa de alguns programas de desktop chave instalados; Mas estamos dispostos a apostar que a maioria das pessoas lendo isso pode se livrar de seus aplicativos de desktop de uma vez.
Encontrando alternativas
Nós já abordamos alguns dos aplicativos alternativos baseados na web que você pode usar. As suítes do Office são o local óbvio para começar, e a Apple, o Google e a Microsoft possuem versões gratuitas que você pode usar no seu navegador; Isso antes de entrar em qualquer uma das alternativas mais modernas, como o Dropbox Paper.
Se você ainda não abandonou seu cliente de e-mail de desktop para algo baseado na nuvem, como o Gmail ou o Outlook, então você realmente deve fazer a mudança o mais cedo possível – você nunca terá que se preocupar em mover suas mensagens de um computador para outro – e se você tiver e-mails de trabalho para controlar, a maioria dos clientes da web pode importar mensagens de outras contas de maneira simples.
A menos que você seja um obsessivo da lista de reprodução inteligente, você pode dar tchau para o lento e inchado iTunes e se voltar para algum o tocador de web no Spotify, o tocador da web do Deezer ou o Google Play Music, mas se você está fortemente investido nos filmes da Apple Music e iTunes, não há uma alternativa online real para você – talvez apenas se vire com uma Apple TV ou um iPhone e AirPlay.
Enquanto estamos no tema da mídia, se você ainda não trocou as compras por serviços como Netflix ou Hulu, a Plex fará um bom trabalho para permitir que você visualize todas as músicas, filmes e fotos locais dentro de um navegador (estando esse navegador no seu computador ou em algum outro lugar do mundo). Além disso, seu navegador pode reproduzir os formatos de música e vídeo mais populares, sem qualquer ajuda extra, portanto geralmente não há necessidade de outro aplicativo, como o venerável VLC.
O gigante que é o pacote Adobe Creative Cloud contém alguns dos poucos aplicativos de desktop que ainda podem justificar sua existência, e sim, se você fizer muita edição de vídeo séria, então você ainda precisará de algo como o Premiere. Para a maioria de nós, as alternativas on-line funcionam bem: o Google Photos, por exemplo, tem um monte de ferramentas básicas de ajustes, enquanto aplicativos online mais sofisticados, como suporte a camadas no Pixlr, seleções complexas e outras ferramentas avançadas.
O que mais? A ferramenta de produtividade no local de trabalho Slack funciona tão bem no navegador quanto na área de trabalho, os utilitários para contatos e calendários estão todos agora disponíveis na web, seja você um fã dos produtos Google, Apple ou Microsoft, e as chances de um novo e importante lançamento de aplicativos de desktop conquistar o mundo parece pouco provável.
Por que mudar?
Você pode pensar que não tem erro manter seus aplicativos de desktop, e na visão mais ampla das coisas você está mais ou menos certo, mas, por outro lado, podemos pensar em muitos motivos para ir para a web. Para começar, isso significa menos desordem em seu disco rígido local, tempos de inicialização mais rápidos e mais espaço para o seu navegador respirar.
Se você fizer upgrade no seu computador, então você só precisa pensar em transferir seus arquivos locais, em vez de seus arquivos junto com dezenas de aplicativos de desktop e todas as configurações associadas. Aqueles de vocês que se inscreveram para algo como o Dropbox ou o Google Drive ainda não precisam pensar nesses arquivos, já que todos sincronizam em todos os dispositivos automaticamente (advertência: uma vez que as aplicações de desktop relevantes sejam instaladas).
Precisa usar um Chromebook em uma emergência? Sem problemas. Você ainda tem acesso a todos os seus aplicativos. Tem que fazer login na máquina de outra pessoa? Novamente, se você se livrou de sua dependência de aplicativos de desktop, então você pode fazer tudo, desde ativar de suas listas de reprodução do Spotify até a edição de apresentações do PowerPoint enquanto você está longe do seu computador principal.
Além disso, os aplicativos on-line modernos tornaram a colaboração e o compartilhamento tão perfeitos que o processo de edição de arquivos e envio de anexos por e-mail agora parece ridiculamente arcaico – outro motivo para começar a viver a vida dentro do navegador se você ainda não fez a troca.
Há alguma sobreposição, mas os aplicativos de desktop geralmente são construídos para salvar e gerenciar arquivos localmente, enquanto os aplicativos online são orientados para fazer tudo na nuvem – e a nuvem é o futuro. Claro, você ainda pode fazer backup de seus dados na nuvem e simplesmente continuar usando seus programas de desktop tradicionais, mas se você precisar recuperar seu sistema, você precisará pensar em reinstalar e reconfigurar todos esses programas novamente. Essa é sempre uma experiência desgraçada.
Abandonar os aplicativos de desktop que o serviram durante décadas pode ser triste, mas a maioria de nós realmente não precisa deles como costumávamos – encontre uma alternativa web decente, torne seus arquivos acessíveis online e procure a opção de desinstalação.