Ciência

Voltou de férias? Saiba por que não desfazer as malas assim que chegar

O grande tráfego de pessoas em hospedagens tornam os locais propensos à presença de parasitas; veja como se proteger
Imagem: Reprodução/Unsplash

Desfazer as malas é uma tarefa chata para você? Então, agora você tem um motivo para adiar esse momento. Isso porque, ao visitar lugares diferentes, você pode trazer para casa alguns visitantes indesejados: os percevejos.

whatsapp invite banner

Devido ao grande tráfego de pessoas em ambientes de turismo, como hotéis, pousadas ou albergues, eles se tornam locais propensos à presença de percevejos. Assim, eles se escondem em cantos e outros espaços antes de saírem atrás de sua alimentação: o sangue humano. Paris, por exemplo, sede das Olimpíadas 2024, sofreu com uma infestação de percevejos no ano passado.

As picadas dos percevejos podem causar problemas como erupções cutâneas, alergia, além de efeitos psicológicos. Sua principal hora de ataque é à noite, uma vez que eles também gostam de se abrigar em camas.

E por falar em alimentação, um dos indicativos de mordida dos insetos são as várias marcas de picadas, umas próximas das outras. É dessa forma que esses animais mapeiam a pele procurando pelos melhores pontos para sugar.

De acordo com o IFLScience, as espécies mais comuns em casas são o Cimex lectularius e o C. hemipterus. Além disso, pode ser bastante difícil se livrar deles.

Mas então, como evitar percevejos?

Deixar as malas fechadas por duas semanas após chegar de viagem é uma forma de matar os percevejos, evitando que eles se espalhem pela casa.

Contudo, se não for possível esperar por todo esse período de tempo, há outra forma de combatê-los. Basta colocar as roupas e os pertences que puder em uma secadora para esquentá-los. Isso ajuda a exterminar eles — até mesmo, os ovos.

Já para evitar levar os bichos do hotel para sua casa, uma boa dica é sempre manter a bagagem na banheira durante a viagem. Isso porque a superfície rígida e lisa da banheira evita que parasitas consigam achar um local para se esconder. Além disso, como a banheira é limpa regularmente, reduz ainda mais as chances de ela estar com companhias indesejadas.

Para dificultar ainda mais, deixe uma fina camada de água na banheira ao redor da sua bagagem — não é preciso afundar as malas na banheira. Dessa forma, a água cria uma barreira intransponível para que os parasitas consigam rastejar e entrar nos seus pertences — bem como reduz as chances de sobrevivência desses parasitas. Apesar de contar com asas, os percevejos não conseguem voar ou pular.

Por fim, vale lembrar que os percevejos não são os únicos parasitas que podem invadir as suas malas. O mesmo vale para espécies de aranhas, insetos e até mesmo répteis.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas