Ciência

Qual poltrona é mais segura para viajar de avião?

Mesmo a viagem aérea sendo o meio de transporte mais seguro do mundo, muita gente ainda se pergunta qual lugar mais seguro para viajar
Imagem: Igor Santorsula/Plane Spotters

Por mais que os acidentes de avião sejam, em sua grande maioria, completamente fatais, existe um lugar mais seguro para se sentar no avião?

whatsapp invite banner

Estudos indicam que as poltronas da parte traseira do avião são considerados os mais seguros. Uma análise feita pelo site Popular Mechanics usando dados de acidentes aéreos da Junta Nacional de Segurança no Transporte dos EUA, por exemplo, mostrou que passageiros sentados na parte de trás tinham 69% de chances de sobreviver, em comparação com os 49% de quem está na frente.

com IPTV grátis
SAMSUNG Smart TV Crystal 50" 4K
R$ 2.493

Outro levantamento da revista TIME, com base nos dados da Federal Aviation Administration (FAA) dos EUA, revelou que os assentos na parte traseira do avião tiveram um percentual menor de mortes (32%) quando comparados a outros lugares.

Mapa de assentos do Airbus A320, um dos aviões mais usados no Brasil. Imagem: Fly Flapper/Reprodução

É importante lembrar que, apesar dessas estatísticas, viajar de avião é extremamente seguro e os acidentes são raros. A segurança durante o voo não depende apenas da escolha do assento, mas também de seguir todas as instruções de segurança fornecidas pela tripulação e das condições de manutenção da aeronave.

Com 24% de desconto
Xiaomi Redmi Note 13 8+256G Global
R$ 1.157

Qual a chance de um avião cair?

A viagem aérea é o meio de transporte mais seguro do mundo. Inclusive, o relatório mais recente da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) confirmou que 2023 foi o ano mais seguro da história recente da aviação. O documento também detalha as chances de um avião cair — que, adiantando, são bastante baixas.

5G pode prejudicar pouso do avião Boeing 737, avisa entidade

Imagem: Boeing/Reprodução

De acordo com um estudo da Universidade Harvard, um em cada 1,2 milhão de voos pode sofrer um acidente – com uma em 11 milhões de chances de ser fatal. Em comparação, as chances de um acidente de carro são 200 mil vezes maiores, chegando a uma em 5 mil.

Assim, aqui no Brasil, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) registrou 386 acidentes aéreos entre janeiro de 2021 e julho de 2023. Porém, a maioria das ocorrências envolveu aviões de pequeno porte e helicópteros.

As companhias aéreas mais seguras do mundo

Se você tem medo de voar, escolha uma companhia aérea de qualidade. O site Airline Ratings, por exemplo, listou as 20 empresas mais seguras de 2023, com a Qantas Airways em primeiro lugar. Em ordem, os nomes são:

  1. Qantas;
  2. Air New Zealand;
  3. Etihad Airways;
  4. Qatar Airways;
  5. Singapore Airlines;
  6. TAP Air Portugal;
  7. Emirates;
  8. Alaska Airlines;
  9. EVA Air;
  10. Virgin Australia/Atlantic;
  11. Cathay Pacific Airways;
  12. Hawaiian Airlines;
  13. SAS;
  14. United Airlines;
  15. Lufthansa/Swiss Group;
  16. Finnair;
  17. British Airways;
  18. KLM;
  19. American Airlines;
  20. Delta Air Lines.

Além disso, entre as empresas que operam no Brasil, a GOL é a companhia aérea mais segura. De acordo com o Airline Ratings, Azul, Latam, Avianca e Voepass completam a lista.

Assine a newsletter do Giz Brasil

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas