Voluntários embarcam em missão da NASA que simula estadia em Marte

Equipe de quatro pessoas ficará isolada por 378 dias na estrutura que simula uma base de operações no Planeta Vermelho
NASA cria habitat em 3D de Marte e vai colocar humanos dentro por 1 ano
Imagem: NASA/Divulgação

Quatro voluntários da NASA entraram neste domingo (25), às 20h30 (horário de Brasília), no Mars Dune Alpha: um espaço de 158 metros quadrados que simula uma base de operações em Marte.

A equipe ficará confinada por 12 meses com o objetivo de ajudar a agência espacial a planejar missões tripuladas para o Planeta Vermelho.

A base de mentirinha é menor que uma quadra de vôlei e fica no Centro Espacial Johnson, em Houston, Texas (EUA). A NASA construiu a estrutura com impressoras 3D e escolheu voluntários que não são astronautas.

A equipe é formada pela cientista Kelly Haston, o médico Nathan Jones, a microbiologista Anca Selariu e o engenheiro Ross Brockwell.

Boa parte do Mars Dune Alpha imita o que seria o quintal de um QG em Marte: é um monte de areia vermelha. O restante é o abrigo em si, com quatro quartos, dois banheiros, cozinha, sala de estar, academia, estações de trabalho e mesas de escritório. Veja detalhes e imagens dos cômodos nesta matéria de abril do Giz Brasil.

Equipe da CHAPEA 1 minutos antes de entrar no espaço que simula uma base em Marte.

A missão, CHAPEA-1, é a primeira de três a simular a estadia de uma tripulação em Marte. Imagem: NASA/YouTube/Reprodução.

O que eles vão fazer na missão

Ao longo dos próximos 378 dias, a equipe fará atividades típicas de uma missão espacial tripulada. A programação inclui caminhadas espaciais simuladas, operações robóticas, manutenção do habitat marciano, exercícios, cultivo de plantas – e, claro, higiene pessoal e lazer. 

Os quatro voluntários farão refeições de astronauta – alimentos liofilizados e termoestabilizados – e enfrentarão limitações de recursos, isolamento, atrasos na comunicação com a base de controle e falhas nos equipamentos para a experiência ficar mais realista. 

Enquanto isso, pesquisadores da NASA vão estudar remotamente como a experiência impacta a saúde da tripulação.

A missão é a primeira de três planejadas para um ano, parte do programa CHAPEACrew Health and Performance Exploration Analog, um programa de missões análogas sobre “saúde e performance de exploração de uma tripulação”.

DoTexas para Marte

A NASA transmitiu a entrada dos voluntários na “missão fake” de Marte ao vivo no YouTube. Na ocasião, os quatro voluntários agradeceram pela confiança depositada neles pela agência espacial e pelo apoio de amigos e familiares. 

“A tripulação é um grupo incrível de pessoas dedicadas e muito apaixonadas por exploração espacial e pela ciência”, disse Kelly Haston antes de embarcar. “Nós trabalhamos muito este mês para se preparar para esta missão, e tem sido muito especial fazer parte deste grupo.”

“Nosso objetivo é um amanhã distante, quando poderemos estar sobre montanhas como o Monte Olimpo marciano [o maior vulcão conhecido no Sistema Solar, com três vezes o tamanho do Monte Everest]”, disse Nathan Jones. “Mas eu acredito que o amanhã só será possível porque pisamos em Mars Dune Alpha hoje.”

Confira o início da missão no vídeo abaixo:

 

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas