Durante uma conferência de imprensa, a NASA revelou que a missão Artemis 1 levará câmeras de várias marcas durante sua viagem ao redor da Lua — incluindo uma GoPro.
O uso de produtos comerciais em missões espaciais da NASA não é uma novidade. No programa Apollo, por exemplo, os astronautas utilizaram câmeras e lentes das marcas Hasselblad e Zeiss, para fazer fotos na superfície lunar.
Obviamente, esses eletrônicos são customizados e reforçados pela NASA para funcionar no ambiente espacial – com microgravidade, sem atmosfera, com amplas variações de temperatura e exposição à radiação.
No caso da GoPro na Artemis 1, a câmera será instalada no exterior da espaçonave Orion, fazendo fotos e enviando as imagens via Wi-Fi para o interior do módulo de comando. Posteriormente, essas imagens serão retransmitidas para a Terra.
Segundo a equipe da missão, a câmera de ação será utilizada para fazer fotos da Lua, mas também para monitorar o funcionamento da nave – como verificar se os painéis solares foram implantados corretamente, por exemplo.
Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que câmeras GoPro são utilizadas no espaço. Em 2017, o astronauta americano Randy Bresnik usou a pequena câmera para filmar uma caminhada espacial, enquanto era feita a manutenção do braço robótico Canadarm2, instalado na Estação Espacial Internacional (ISS). O vídeo pode ser visto abaixo:
O voo da Artemis 1
A missão Artemis 1 tem o objetivo de testar o hardware e softwares do novo foguete SLS (sigla em inglês para “Sistema de Lançamento Espacial”), da NASA, bem como da cápsula Orion, em uma viagem de ida e volta à Lua. A missão terá duração de cerca de 40 dias, e não levará astronautas a bordo.
A decolagem está programada para a manhã do próximo dia 29 de agosto. Caso ocorra algum imprevisto, a NASA fará uma nova tentativa de lançamento nos dias 2 ou 5 de setembro.
Leia mais sobre a missão Artemis 1: