Vulcão Lascar solta nuvem gigante e dá sinais de atividade no Chile
O ano de 2022 tem sido intenso para o Chile: o país passou por eleições presidenciais, teve buraco gigante, descolamento de geleira, pelo menos dois terremotos e, agora, vê o movimento do vulcão Lascar, no deserto do Atacama.
O Sernageomin (Serviço Nacional de Geologia e Mineração chileno) registrou os primeiros tremores no vulcão no sábado (10). Não demorou muito para que nuvens de fumaça e cinzas se espalhassem a quase 6 mil metros acima da cratera, disse o serviço.
Até a publicação deste texto, o nível de alerta sobre os movimentos do vulcão continuava amarelo, o que significa que há risco em um raio de 3 km ao redor da cratera.
Por isso, os órgãos de segurança determinaram um perímetro de segurança de 5 km na região vulcânica. Aeronaves também receberam avisos sobre a densidade da fumaça. Por enquanto, não há necessidade de evacuação.
Impresionante registro del pulso eruptivo de esta tarde en el Volcán Láscar captado por un grupo de excursionistas a solo metros del cráter.
Según reportan, debieron evacuar y descender inmediatamente del macizo, actualmente se encuentran a salvo. No hay personas lesionadas. pic.twitter.com/gJLFd4Ysx9— Red Geocientífica de Chile (@RedGeoChile) December 10, 2022
Movimentação intensa
O vulcão Lascar fica a 5.592 metros acima do nível do mar. Está localizado em San Pedro de Atacama, um centro turístico popular por atrair interessados em astronomia e trekking.
A primeira vez que Lascar entrou em erupção foi em 1993. Outras atividades vulcânicas também foram registradas em 2006 e 2015. Enquanto isso, o Chile também emitiu alertas amarelos para movimentos dos vulcões Nevados de Chillan e Villarrica, ao sul do país.
Essa “movimentação” constante da natureza chilena não se dá ao acaso. O país está na zona mais sísmica do mundo, a zona sudeste do Anel de Fogo do Pacífico.
Além disso, o país fica no encontro das placas tectônicas de Nazca sob a placa sul-americana, o que faz com que enfrente centenas de pequenos terremotos ao longo do ano.