Vulcão próximo a San Pedro de Atacama, no Chile, está perto de erupção
O vulcão Lascar, no deserto do Atacama, ao norte do Chile, está a um passo de entrar em erupção. No sábado (28), as autoridades chilenas instituíram o sinal de alerta laranja, que representa perigo iminente, depois do aumento da atividade sísmica.
Os alertas sobre o vulcão começaram ainda em dezembro. Ele fica a 5.592 metros acima do nível do mar e está no norte do Chile, próximo a fronteira com a Bolívia. A última vez que o vulcão entrou em erupção foi há 30 anos.
O Serviço Nacional de Geologia do Chile previu “pulsos eruptivos” com colunas maiores que cinco quilômetros de altura. Por causa da movimentação, blocos de pedra estão caindo da montanha e cinzas tornam o ar da região mais denso.
Para evitar acidentes, as autoridades do Chile fecharam o acesso em até 10 quilômetros ao redor do vulcão. Agora, monitores técnicos continuarão a análise de possíveis efeitos da erupção sobre cidades vizinhas, especialmente as turísticas.
San Pedro do Atacama, por exemplo, fica a 70 quilômetros de distância e é um popular destino turístico nos primeiros meses do ano por facilitar a vista para a Cordilheira dos Andes.
É improvável que alguém chegue perto do vulcão Lascar neste momento. Além do alerta, a região é pouco habitada. Enquanto isso, o vulcão Villarrica, ao sul do país, também está ativo e sob vigilância.
Nada disso é por acaso: o Chile está na zona mais sísmica do mundo, a zona sudeste do Anel de Fogo do Pacífico. Além disso, o país fica no encontro das placas tectônicas de Nazca sob a placa sul-americana, o que faz com que enfrente centenas de pequenos terremotos ao longo do ano.