Warner Bros. e Discovery completam fusão e criam gigante do streaming

Junto da fusão, foi anunciado também que a nova empresa planeja, a longo prazo, unir os streamings HBO Max e Discovery+
Warner Bros. Discovery
Imagem: Reprodução/Warner e Discovery

Agora é oficial! Depois de muita negociação, nasceu a nova gigante midiática e do streaming. Se chama “Warner Bros. Discovery”. A conclusão do transação aconteceu na última sexta-feira (08), após a fusão multimilionária dos grupos de entretenimento WarnerMedia e Discovery.

Em comunicado oficial, as empresas anunciaram que sua fusão está concluída. Confira: 

Segundo informações do Deadline, a Discovery finalizou a aquisição da WarnerMedia, que pertencia à AT&T, em um acordo que movimentou US$43 bilhões. Com isso, HBO, HBO Max, CNN, Warner Bros., DC Films, New Line Cinema, Cartoon Network e mais se juntam a um império midiático que inclui o Discovery Channel, Food Network, TLC, Animal Planet e Oprah Winfrey Network. 

E o que a fusão representa na prática?

O comunicado à imprensa descreve a Warner Bros. Discovery como uma empresa de conteúdo de puro entretenimento. O lançamento cita o vasto catálogo de propriedade intelectual da empresa, incluindo 200 mil horas de programação e mais de 100 marcas. Além disso, trata-se da segunda maior entidade de mídia de Hollywood, atrás apenas da Walt Disney. Também já existem planos para juntar as plataformas HBO Max e Discovery+.

A fusão vinha passando por um processo regulatório desde que a operação foi anunciada em maio do ano passado, o que levou à separação da Warner do grupo de telecomunicações AT&T.

Vale lembrar que a AT&T comprou a Warner por cerca de US$ 85 bilhões em 2018 e submeteu o conglomerado anteriormente conhecido como Time Warner a reestruturações e mudanças em diretorias, algo interpretado como uma estratégia fracassada.

Com isso, a fusão acaba por desfazer a compra da Time Warner pela AT&T. A operadora norte-americana, a partir deste momento, voltará sua atenção novamente ao seu negócio principal, no segmento de telecomunicações.

Agora, com a conclusão do acordo, houve a saída de dezenas de executivos da WarnerMedia. Porém, Toby Emmerich (chefe da Warner Bros. Pictures), Casey Bloys (chefe da HBO) e Channing Dungey (chefe da Warner Television) seguem em seus cargos, respondendo agora a David Zaslav, CEO da Discovery.

David Zaslav, que está há 15 anos à frente da Discovery, confirma a tendência de concentração no setor de entretenimento, também cobiçado pelas grandes empresas de tecnologia. Em comunicado, Zaslav destacou a importância da fusão para acionistas, distribuidores, anunciantes, parceiros criativos e consumidores de todo o mundo, além de prever a produção de “histórias de impacto”.

“Estou confiante de que nossa energia coletiva e amor genuíno por esses negócios e marcas construirão a empresa de mídia e entretenimento mais dinâmica do mundo”, disse Zaslav em comunicado aos funcionários na tarde de sexta-feira.

Zaslav disse que a Warner Bros. Discovery “pode ​​impulsionar a criação de conteúdo de alta qualidade, criar mais oportunidades para contadores de histórias sub-representados e criadores independentes e atender clientes com experiências de vídeo e pontos de engajamento mais inovadores”.

Além disso, junto da fusão foi anunciado também que a nova empresa planeja, a longo prazo, unir os streamings HBO Max e Discovery+, que irão competir com líderes da indústria como Netflix e Disney. Preparando o cenário para isso, Zaslav disse no memorando que “estamos bem posicionados para nos tornarmos um concorrente de streaming de primeira linha”.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas