Apoiadores e simpatizantes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentaram nas redes sociais que colocaram a voz dele para dar direções no Waze. A gravação dá instruções usando os bordões de Lula, como usar “companheiro” no final das frases — mas só quando a recomendação é pegar uma via à esquerda, como bem observou o pessoal do Tilt. Segundo as redes sociais do político, não foi o próprio Lula que gravou, e sim um imitador.

Isso não quer dizer que o Waze “virou à esquerda” nem que o aplicativo é comunista. O app já disponibilizou vozes temáticas, como a do narrador Silvio Luiz antes da Copa do Mundo de 2014, do Cookie Monster de Sesame Street e do ator Morgan Freeman. Mesmo assim, o app diz que a de Lula não é oficial.

A brincadeira é possível por meio de um recurso que permite que qualquer pessoa grave as falas do aplicativo e compartilhe. Fizeram com a do Lula, mas dá para imitar outros políticos, tá ok? Tome cuidado, porém: ao mudar a voz, você perde o recurso de ouvir os nomes das ruas do caminho.

Para gravar sua voz personalizada, imitando alguém ou não, vá até Configurações e entre em Voz e Som no aplicativo do Waze. Depois, toque em Voz Waze. A opção Gravar nova voz é a primeira. Você verá uma lista de comandos e o tempo máximo de cada um para fazer as respectivas gravações. Depois, é possível compartilhar o resultado com outros usuários.

[Tilt]