Webtoon: conheça o site de HQ por trás das séries coreanas da Netflix

Depois de inspirar a série "Black Knight", da Netflix, o Webtoon agora deve ser a fonte de diversas novas produções dos EUA
Imagem: Effie Yang/Flickr/Reprodução

Com sucessos como “Round 6”, o catálogo da Netflix têm ajudado a popularizar as séries coreanas pelo mundo. Mas isso não significa que elas surgem diretamente das mentes dos roteiristas da plataforma.

whatsapp invite banner

Programas como “All Of Us Are Dead”, “Hellbound” e “Black Knight“, por exemplo, são adaptações retiradas do site parceiro Webtoon, endereço de publicação de quadrinhos online da Coreia do Sul.

Com uma sede norte-americana em Los Angeles desde em 2020, o Webtoon surgiu como uma plataforma independente e, mais tarde, se expandiu a nível global.

De acordo com seu fundador, Junkoo Kim, hoje são cerca de 89 milhões de usuários ativos mensais, sendo de 70% a 80% deles da Geração Z, o que torna o site atrativo para a indústria do entretenimento.

Produções norte-americanas no Webtoon

Apesar do número de shows coreanos vindos do Webtoon, engana-se quem pensa que produções norte-americanas também não saem de lá. Isso porque, em 2021, Junkoo e sua empresa adquiriram o Wattpad, aplicativo de compartilhamento de histórias.

O endereço é popular, sobretudo entre os escritores e leitores de fanfics, histórias fictícias escritas por fãs de músicos, filmes, séries e livros. Algumas delas, aliás, ganharam seus próprios livros, como é o caso das obras que inspiraram a série de filmes “After”. Outro exemplo é “A Barraca do Beijo”, que ganhou três longa-metragens da Netflix.

Longa “Barraca do Beijo 3”, da Netflix. Imagem: Netflix/Reprodução

Em entrevista ao Puck News, Junkoo revelou que, apesar do boom de produções coreanas, os próximos sucessos do Webtoon devem vir dos EUA. Segundo ele, a plataforma já tem projetos e contratos com parceiros do país, baseadas em histórias de criadores norte-americanos.

“A Coreia foi mais acessível para nós porque tinha mais conteúdo de criadores locais e, por isso, a adaptação ocorreu em maior número”, disse. “Mas considerando a velocidade de desenvolvimento das histórias que acontecem nos EUA, o número de adaptações vai aumentar naturalmente e mega hits vão surgir”.

Além de adaptações saídas da plataforma sul-coreana, o contrário também acontece. Em abril, o Webtoon anunciou que a franquia “Assassin’s Creed” vai ganhar uma versão no formato da plataforma. Isso signiica que o quadrinho “Assassin’s Creed: Forgotten Temple” vai seguir Edward Kenway após os eventos de “Assassin’s Creed IV: Black Flag”.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas