O WhatsApp deu mais detalhes sobre a nova opção que permitirá ocultar o endereço IP em chamadas. Com a nova função, usuários podem resguardar dados como sua localização ou provedor de internet.
Em nota publicada nesta quarta-feira (8), a Meta, que controla o WhatsApp, disse que o recurso será liberado gradualmente a partir de outubro. O anúncio formal da ferramenta aconteceu apenas nesta semana.
A novidade muda o funcionamento das ligações com conexão de ponta a ponta. Nessa modalidade, os dois dispositivos estão em contato direto, numa conexão P2P, sem intermediários.
De um lado, esse mecanismo é positivo, já que confere chamadas mais rápidas. Mas, para que todo esse processo aconteça, é preciso que o receptor tenha acesso ao IP de quem está do outro lado da linha. Isso pode ser um problema para quem leva o direito à privacidade ao extremo.
Com o novo recurso, os servidores do WhatsApp servirão de ponte para que os dispositivos se encontrem. Então, em vez de a ligação percorrer um caminho direto (P2P), que deixa os IPs expostos, o servidor do WhatsApp vai retransmitir a ligação.
Ao “interceptar’ a ligação usando o seu servidor, o WhatsApp consegue apagar o IP de quem liga, aumentando a segurança.
É como se o primeiro caso fosse uma estrada reta, em que todos podem te ver, e o segundo você entrasse em um atalho para despistar da perseguição. Faz sentido, leitor?
Só que a ferramenta tem um custo: a Meta alerta que a opção de mascarar o IP reduz a qualidade das ligações. A opção pelo novo recurso, claro, será facultativa.
WhatsApp oculta IP para incrementar privacidade
Os endereços de IP vão muito além de sequências numéricas para identificação. Além de possibilitar a conexão entre dispositivos, o protocolo também carrega informações sensíveis, como a localização e o provedor de internet.
“Para resolver essa preocupação, introduzimos um novo recurso no WhatsApp que permite proteger seu endereço IP durante chamadas”, afirmaram. “Com esse recurso habilitado, todas as suas chamadas serão retransmitidas através dos servidores do WhatsApp, garantindo que outras partes na chamada não possam ver seu endereço IP e posteriormente deduzir sua localização geográfica geral.”
Como proteger o IP nas chamadas do WhatsApp?
O novo recurso de segurança não é habilitado automaticamente. Para usá-lo, os usuários precisam realizar esses passos no aplicativo de mensagens para celulares Android e iPhone (iOS):
- Abra as configurações do WhatsApp;
- Vá em “Privacidade”;
- Acesse a opção “Configurações avançadas”;
- Ative a opção “Proteger endereço IP nas chamadas”.
A partir de agora, o endereço IP será protegido nas chamadas feitas pelo WhatsApp.