_WhatsApp

WhatsApp agora tem criptografia de ponta a ponta para suas mensagens

A Open WhisperSystems, empresa parceira do WhatsApp na área de seguranca, anunciou hoje os planos para colocar a criptografia no aplicativo de mensagens.

Atualização: em abril de 2016, o WhatsApp ganhou criptografia para todo tipo de mensagem em todas as plataformas. Saiba mais aqui. O texto original (de novembro/2014) segue abaixo.

A criptografia é uma ferramenta vital na luta para manter nossas mensagens protegidas contra olhos inapropriados. Tentar se defender, no entanto, acabava obrigando os usuários a ficarem restritos a plataformas efetivas mas pouco populares, como o Silent Circle. Mas hoje, o WhatsApp vai começar a mudar isso e trazer a criptografia de ponta a ponta para seus 600 milhões de usuários.

O novo recurso de de segurança é ativado por padrão na nova versão do aplicativo para Android (no iOS, ele chegará em breve). Como menciona o The Verge, esta seria a maior implementação de criptografia ponta-a-ponta já feita. A Open WhisperSystems, parceira de segurança do WhatsApp, confirma a função.

O que torna a criptografia de ponta a ponta a melhor opção entre todas as outras alternativas é que ela só dá as chaves de segurança às duas pessoas envolvidas na conversa, o que quer dizer que mesmo que o WhatsApp seja pressionado a entregar seus dados, eles simplesmente não têm como descriptografar as mensagens. Nós entramos em contato com o WhatsApp para mais informações e atualizaremos assim que eles responderem.

A Open WhisperSystems é uma empresa criada com ajuda de colaboradores de código aberto e uma equipe dedicada a avançar o “estado da arte” em segurança de comunicações, de acordo com a apresentação no website da companhia. Até agora, eles só fizeram isto em apps de Android e iPhone como o RedPhone e o TextSecure. Agora, os desenvolvedores estão aplicando os conhecimentos do TextSecure para tornar as conversas por texto privadas.

A WhisperSystems diz que vai levar algum tempo até a criptografia estar disponível para todas as plataformas móveis possíveis, mas o Android será a primeira da fila. [Open WhisperSystems]

Sair da versão mobile