O WhatsApp está testando uma versão nativa para WearOS — versão sistema operacional em relógios inteligentes do Android. Alguns usuários que tiveram acesso à versão 2.23.10.10 do aplicativo para Android notaram que o app passou a ter compatibilidade com smartwatches.
De acordo com o portal WABetaInfo, especializado na cobertura de notícias sobre o zap, para parear a versão de smartphone com a do relógio inteligente, será necessário inserir um código de oito dígitos no smartwatch. Feito isso, o smartwatch vai carregar as mensagens da conta no aplicativo.
Será possível, assim, visualizar e enviar mensagens, incluindo mensagens de áudio, diretamente em smartwatches equipados com o sistema operacional do Google — o que pode mudar completamente o uso do acessório de pulso.
O WearOS conta com alguns aplicativos populares, mas com interface redesenhada para oferecer uma experiência mais agradável nestes dispositivos.
A disponibilização do aplicativo para smartwatches faz parte dos esforços do WhatsApp de permitir a utilização de uma conta em múltiplos dispositivos. Recentemente, a Meta anunciou a possibilidade de conectar um perfil do zap em até quatro aparelhos móveis.
Além disso, a atualização melhora bastante a experiência geral com o app, que sem aplicativo nativo, permite apenas a respostas a notificações — uma experiência um tanto limitada.
É importante destacar que, ao menos por enquanto, apenas a versão padrão do mensageiro tem compatibilidade com o WearOS. O WhatsApp Business pode ser acessado apenas no celular e na versão web. Ainda não há informações sobre se a versão para negócios do aplicativo também chegará aos smartwatches.