WhatsApp, Pix, Meta AI: os 5 anúncios do Meta Conversations no Brasil
A Meta Platforms realizou o Conversations, evento anual da empresa, diretamente da capital paulista na tarde desta quinta-feira (6). O Brasil não foi escolhido como palco do evento por acaso. O país é, ao lado de economias emergentes como Índia e México, um dos principais mercados para o WhatsApp.
Além de mensagens privadas com amigos ou família, o mensageiro, que aqui é popularmente conhecido como “Zapzap”, também é uma ferramenta importantíssima para grandes e, principalmente, pequenos negócios. Através dele, conseguem assim atender mais clientes e de maneira mais personalizadas.
Por este motivo, o WhatsApp Business foi a grande estrela da apresentação, que contou com participações de executivos que chefiam operações na América Latina e também do CEO e co-fundador Mark Zuckerberg, que não pôde participar presencialmente, mas apresentou algumas novidades por vídeo.
O Giz Brasil participou do evento realizado no Pavilhão da Bienal no Ibirapuera, em SãoPaulo, e traz os principais anúncios da Meta. Confira:
Meta AI em português
No mês de abril, a Meta anunciou que sua plataforma de inteligência artificial, o Meta AI, passaria a ser alimentado pela versão mais recente do modelo desenvolvido pela empresa, o Llama 3. Na prática, ele oferece maior desempenho e responsividade durante as interações com usuários.
Em sua breve aparição no Conversations, Zuckerberg anunciou que a plataforma estará disponível em português já a partir de julho. Além disso, o chat de IA da empresa ainda terá suporte para mais idiomas, que não foram especificados, e em mais países a partir do mês que vem.
IA para acelerar interações com clientes
O WhatsApp Business também está recebendo uma nova funcionalidade alimentada por inteligência artificial. Ela tem como objetivo acelerar o atendimento e o fluxo de solução de dúvidas e problemas de clientes. Agora, as dúvidas mais frequentes dos usuários poderão ser respondidas via IA generativa.
Facebook e Instagram não ficaram de fora da apresentação de hoje e receberam uma nova ferramenta que ajuda pequenos negócios ou pequenos empreendedores que não possuem estrutura de marketing e criação de anúncios de impacto.
Agora, amas as redes sociais oferecem possibilidade de criação de anúncios com ajuda de IA, ajustando texto e tornando-o mais atrativo para potenciais consumidores do produto. A inteligência artificial ainda vai auxiliar negócios lembrando consumidores que há itens no carrinho e mostrando notificações de ofertas e descontos.
Mensagens de WhatsApp ajudam idosos atendidos pelo SUS a sair da depressão
Meta Verified
Um dos principais temores de quem costuma fazer compras online é a autenticidade do negócio com o qual está se conectando. Há alguns meses, o WhatsApp conta com um serviço de identificação que oferece um selo de verificação verde para grandes empresas, como instituições bancárias ou operadores de telefonia.
Agora, o selo passará a ser azul. E, além disso, pequenos negócios poderão assinar o serviço Meta Verified. O que oferecerá um verniz de credibilidade para o empreendimento e, consequentemente, poderá aumentar sua confiabilidade junto aos consumidores.
Pix no WhatsApp
O Pix é o sistema de pagamentos preferidos dos brasileiros já há algum tempo. E vem ganhando cada vez mais adesão da população e até causando a extinção de métodos “menos modernos” usados anteriormente. Agora também, além de cartão de crédito e débito, o sistema instantâneo está disponível como nova opção para transações diretamente no WhatsApp Business.
Desde o ano passado, a plataforma já contava com a opção de pagamentos diretamente no app para pequenas empresas. Mas, a partir de agora, a funcionalidade também está sendo expandida para médios e grandes negócios.
Ligações para empresa
Uma das principais queixas de quem utiliza o WhatsApp para se comunicar com grandes empresas é o fato de que, em alguns casos, é quase impossível deixar a interação com um robô e se comunicar com uma pessoa real para resolver algumas questões mais complexas.
Nesta quinta, o WhatsApp anunciou no Meta Conversations que será possível ligar para as centrais de atendimento de grandes empresas diretamente do App. Vai facilitar assim a resolução de problemas mais complexos.