Após um ano de testes, WhatsApp pode enfim lançar proteção de backup na nuvem com senha
Já faz um tempo que o WhatsApp adotou o uso de criptografia por toda a extensão do mensageiro. Agora, tudo indica que mais uma parte importante do app será abraçada pela tecnologia: o backup de conversas. É isso o que sugere um novo rumor apontado pelo site WABetaInfo, conhecido por revelar com antecedência novidades que podem estar a caminho do aplicativo.
É válido explicar que a criptografia já existe nos backups das conversas. Bem, quase isso. O que acontece é que o banco de dados de cada conversa, com exceção de arquivos de mídia (fotos, vídeos etc), é criptografado. No entanto, não é a mesma criptografia de ponta a ponta usada na troca de mensagens entre os usuários e, portanto, a mais segura. Além disso, quando o backup copia para a nuvem os dados do bate-papo, ele não conta com esse mesmo nível de proteção.
Segundo capturas do WABetaInfo no Twitter, é justamente aí que as coisas vão mudar na ferramenta, que deve implementar o uso de uma senha de oito dígitos para liberar o acesso ao backup de dados na nuvem. Não apenas as conversas em texto seriam beneficiadas com a novidade, mas também todo o tipo de mídia, incluindo áudios, vídeos e imagens.
• The chat database is already encrypted now (excluding media), but the algorithm is reversible and it's not end-to-end encrypted.
• Local Android backups will be compatible with this feature.The chat DB and media will be encrypted using a password that only you know. https://t.co/WAliLUnF18
— WABetaInfo (@WABetaInfo) March 8, 2021
O usuário ainda teria que confirmar o procedimento ao inserir um número de telefone — o mesmo utilizado no ato da inscrição no WhatsApp. Essa mesma ação pode ser obrigatória caso a pessoa decida baixar o backup de suas conversas em um novo telefone, além do código de oito dígitos definido previamente, que também será exigido para completar o processo.
Ainda não há previsão de lançamento desse novo recurso, mas ele está em fase de testes há mais de um ano no iOS. A novidade também deve chegar para dispositivos Android.