ATUALIZAÇÃO (30/05): 13 dias depois, o WhatsApp está de volta à loja do Windows Phone, e ele traz diversas novidades:

* Papel de parede nas conversas
* Listas de transmissão
* Configurações de Privacidade (config. > conta > privacidade)
* Configurações para auto-download de mídia (config. > opções de conversa > download automático)
* Toques de notificação personalizados (necessário ter atualizado para Windows Phone 8 Update 3)
* Várias correções de bugs e melhorias

Você pode baixá-lo aqui. O texto original do post segue abaixo.


Se você tentar baixar o WhatsApp em um Lumia ou Samsung Ativ, provavelmente não vai conseguir: ele sumiu da loja do Windows Phone. No aparelho, a busca dá erro; na web, você verá a mensagem “Este aplicativo não está mais sendo distribuído”. O que aconteceu?

O WhatsApp explica ao WP Central que a remoção é temporária para corrigir “problemas técnicos”, mas não aponta um motivo específico:

Infelizmente, devido a problemas técnicos, optamos por remover o WhatsApp Messenger da plataforma Windows Phone. Estamos trabalhando em conjunto com a Microsoft para resolver os problemas e esperamos retorná-lo à loja em breve. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo transtorno temporário.

Segundo o WP Central, o app estava com vários problemas no Windows Phone 8.1 Preview, incluindo demora ao entregar notificações, quando elas eram entregues. Mesmo no WP8, ele sofria com instabilidades, fechando sozinho, demorando em carregar imagens e sofrendo com bugs diversos. O WhatsApp está sem receber atualizações desde janeiro; só a versão beta recebe mais atenção.

Não é a primeira vez que o WhatsApp some da Windows Phone Store sem aviso prévio. Em 2012, ele desapareceu por uma semana para resolver bugs.

Será que o app enfim ficará decente na plataforma da Microsoft, ou o jeito é usar alternativas como o Facebook Messenger ou Telegram? O jeito é esperar até que ele retorne. [WPCentral]