WhatsApp vai receber mensagens de outros apps de bate-papo; saiba mais
Para entrar em conformidade com a Lei dos Mercados Digitais (DMA) da União Europeia, o WhatsApp deve liberar em breve o suporte para mensagens de outras plataformas de bate-papo. O recurso ainda está em desenvolvimento, mas já está sendo testado com alguns poucos usuários no iOS.
Na prática, o mensageiro está ganhando uma aba adicional onde compila mensagens recebidas de outros apps de comunicação. Segundo o portal WABetaInfo, as mensagens trocadas com contatos em aplicativos terceiros também vão contar com criptografia de ponta a ponta.
A DMA, aprovada em 2022, tem como principal objetivo regular as operações de grandes empresas de tecnologia consideradas “gatekeepers”, ou seja, que têm potencial para monopolizar o segmento tecnológico em que estão inseridas. Por este motivo, a legislação estabelece algumas ações para evitar o sufocamento de companhias menos populares.
Até o momento ainda não se tem informações sobre quando o novo recurso do WhatsApp será lançado ou quando iniciarão os testes no sistema Android. A Meta também não se pronunciou oficialmente sobre a atualização e não revelou se ela será liberada em outras regiões além dos países da União Europeia.
DMA força mudanças na Apple
Uma das principais impactadas pela nova legislação europeia é a Apple, que terá que permitir a instalação de aplicativos desenvolvidos por terceiros na App Store. Por enquanto, isso deve vigorar apenas no mercado europeu, enquanto outras regiões seguem com a App Store tradicional.
Outra mudança significativa nas operações da big tech é o fim da cobrança da taxa de 30% para desenvolvedores na loja virtual, que era uma das principais queixas de quem mantém aplicativos na plataforma.
Internamente, a Apple não está nada satisfeita com as exigências da regulamentação e chegou a abrir um processo para contestá-la no final do ano passado. No entanto, é quase impossível a empresa conseguir alguma flexibilização na regra. É mais provável que outras regiões do planeta, incluindo os EUA, adotem leis semelhantes no futuro.