Wi-Fi 8 não será mais rápido que Wi-Fi 7; entenda o motivo
Após o lançamento do Wi-Fi 7 no início do ano, é natural que as atenções se voltem para a tecnologia sucessora, o Wi-Fi 8, que ainda deve demorar um pouco para começar a operar globalmente. A nova tecnologia traz muita expectativa, mas deve frustrar quem está esperando por maiores velocidades.
Black Friday
Caixa Acústica LG Xboom RNC9 - Multi Bluetooth, Graves Potentes, Entrada de Microfone e G...Tradicionalmente, seus antecessores, além de oferecerem maior solidez na experiência, tinham um foco bastante claro no aumento da velocidade. Porém, o foco da futura geração é melhorar desempenho e segurança das conexões. Por este motivo, as mesmas velocidades do Wi-Fi 7 devem ser mantidas no novo padrão.
A nova tecnologia visa atuar nas bandas de frequência de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz com uma largura de banda de até 320 MHz, o que, na prática, não é nenhuma novidade. Porém, o grande benefício do Wi-Fi 8 deve ser mesmo a presença de recursos e ferramentas que devem contribuir para aumentar a estabilidade das conexões.
O que muda?
Uma das mais interessantes é uma evolução no Co-SR (Coordinated Spatial Reuse). Ele possibilita o ajuste dinâmico da intensidade de saída de sinal considerando a distância de dispositivos e pontos de acesso. Assim, reduz potenciais interferências no sinal, o que significa que o rendimento geral da tecnologia wireless aumenta consideravelmente.
O Co-BF (Coordinated Beamforming), por sua vez, não é uma tecnologia nova, mas deve receber uma atualização interessante na próxima geração, possibilitando que vários pontos de acesso de internet trabalhem juntos para transmitir sinal de maneira mais eficiente.
A integração desta tecnologia, segundo testes, melhorou a taxa de transferência da rede em até 50%. Isso significa que a tecnologia deve ter performance superior em espaços abertos e também fechados. Isso inclui, por exemplo, residências, escritórios e shoppings, mesmo que não tenha maior velocidade que sua antecessora.
O Wi-Fi 8, segundo as informações disponíveis, deve começar a ser liberada globalmente apenas a partir de 2028. Até lá, o atual Wi-Fi 7, que vem sendo difundido a passos lentos, deve estar mais presente na vida cotidiana das pessoas em todo o planeta.