Depois de anos sem novas atualizações no design, a Wikipedia está finalmente passando por uma reformulação. Será a primeira em uma década que o site ganhará mudanças visuais significativas. Mas não será algo imediato: as alterações serão lançadas aos poucos, de forma gradual.

De acordo com a Fundação Wikimedia, que controla as milhões de páginas da Wikipedia, o objetivo dessas mudanças é tornar o site não apenas mais acolhedor para uma nova geração de usuários, mas também facilitar a navegação. “As expectativas dos leitores e editores evoluíram”, disse a Fundação em um post no blog oficial.

Por enquanto, as mudanças planejadas na plataforma parecem ser pequenos ajustes para tornar a experiência de navegação um pouco mais fácil. Uma sugestão, por exemplo, é dar aos leitores a opção de esconder a barra lateral desordenada do site, o que tornará mais fácil para os usuários “se concentrarem no conteúdo”.

Gif mostra barra lateral da Wikipedia sendo oculta

Outras novidades sugerem uma barra de pesquisa que segue os usuários conforme eles rolam a página, além de uma forma de diminuir a quantidade de espaço horizontal ocupada pelo texto do artigo. “Achamos que é hora de pegar algumas dessas ideias e trazê-las para a experiência padrão de todos os usuários, em todos os wikis, de uma forma organizada e consistente”, explica o post.

Gif mostra modo leitura da Wikipedia, que privilegiará o texto do artigoGif mostra modo leitura da Wikipedia, que privilegiará o texto do artigo

No entanto, é bom deixar claro: não espere nada chamativo, apenas o tipo de requinte de design que a maioria das pessoas espera hoje em dia em um site que agrega conteúdos e informações.

Essas mudanças não irão afetar todos os usuários de uma vez. Alguns wikis, como aqueles dos idiomas hebraico e persa, já tiveram algumas dessas alterações implementadas por padrão. A Fundação acrescentou que, nesses sites – e em qualquer outro wiki que comece a receber esses novos ajustes -, apenas os usuários que estiverem logados no site terão a opção de reverter o layout antigo. E como acontece com a composição dos artigos, a Wikipedia fez questão de enfatizar que terá uma abordagem colaborativa.

Nenhum trabalho será feito em termos de modelos de estilo, a estrutura do conteúdo da página, suporte de mapa ou múltiplos modelos wiki […] todos os itens de navegação e outras funcionalidades disponíveis atualmente por padrão serão mantidos […] Cada recurso é discutido, desenvolvido e implantado separadamente

Embora não haja um cronograma definido para que essas mudanças sejam disponibilizadas a todos os usuários, a Fundação disse que o objetivo é fazer uma transição lenta de todos os sites da Wikipedia para o novo formato até o final de 2021. Isso é válido apenas para a versão web do site, acessada no desktop.

Mesmo que a Wikipedia pareça basicamente a mesma, é estranho pensar em um layout muito diferente do atual para o site. O jeito é aguardar para ver como será a versão final.