Muito antes dos serviços de streaming facilitar o seu consumo de música, a internet já era um meio importante de obtenção de álbuns e canções, com a diferença estando na maneira como conseguíamos essas obras. Dependendo da sua idade, você deve se lembrar bem da saga que era conseguir ouvir o último lançamento do seu artista favorito. Além do download, você tinha que se preocupar também com o player que usaria. E um dos mais famosos entre eles era o Winamp, adorado por sua possibilidade de se trocar o visual do programa com diferentes skins. Pois ele está prestes a voltar — repaginado, claro.

• Google Maps ganha integração com players de música, trajetos multimodais e mais recursos
• Aproveite o plano de família do Spotify enquanto pode

Conforme noticia o TechCrunch, o Winamp está sendo renovado e trazido como um app para smartphones que terá como objetivo juntar de tudo em um só lugar: estações de rádio, podcasts, música etc.

A experiência, no entanto, não ficará limitada ao mobile. O plano é, basicamente, trazer o Winamp também para o desktop, de forma que você possa juntar todo o seu consumo de áudio, de diferentes fontes, em uma só experiência. Em entrevista ao TechCrunch, Alexandre Saboundjian, CEO da Radionomy, atual dona do Winamp, afirmou que teremos uma versão completamente nova do programa em 2019, trazendo o legado do Winamp, mas com uma experiência mais completa.

“Você pode ouvir os MP3s que talvez você tenha em casa, mas também na nuvem, podcasts, fazer streaming de estações de rádio, e ouvir uma playlist que talvez você tenha construído”, explicou Saboundjian ao TechCrunch.

Não há detalhes de como, exatamente, o Winamp fará essa integração de todo o seu conteúdo de áudio num só lugar e se, por exemplo, haveria algum tipo de integração com plataformas de streaming como Spotify e Apple Music, tão relevantes hoje em dia.

Falando ao TechCrunch, Saboundjian quis ressaltar que o Winamp não está morto. Ele acredita que as pessoas buscam essa integração de todo seu conteúdo de áudio em um só lugar, e, para ele, o Winamp “é o player perfeito para trazer isso para todos”. “Queremos que as pessoas o tenham em todos dispositivos”.

Então, vamos ver o que você oferece para nós, Winamp.

[TechCrunch]

Imagem do topo: Divulgação